Eu, professor (x) de Ciências: reflexões para constituição e formação docente igualitária
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.125.4939.p36-38.2024Palavras-chave:
formação de professores, questões de gênero, educação científicaResumo
A formação do profissional docente é constituída por elementos que compõem a sua identidade, de modo que as práticas pedagógicas são permeadas por subjetividades que alcançam um espaço para além da reprodução de conceitos. No bojo das subjetividades, evidenciamos as questões de gênero na formação de professoras/es de Ciências e as potenciais contribuições dessa discussão. Neste estudo, são consideradas as desigualdades de gênero, enquanto elemento central na baixa representação da participação das mulheres nos espaços de poder, que revelam a forma como estas se apropriam, produzem e disseminam os saberes científicos, muitas vezes, relegadas a um espaço que não permite exercerem o seu protagonismo. Buscamos dialogar com autores do campo da Educação e da Educação em Ciências em busca de provocar reflexões que possam contribuir com a formação e a atuação docentes. Para isso, realizou-se uma pesquisa qualitativa com perspectiva crítica que enfocou a inserção da temática das desigualdades de gênero na formação de professores, considerando a natureza dinâmica da constituição docente.
Palavras-chave: formação de professores; questões de gênero; educação científica.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Interagir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.