Autismo, estratégias aba e educação: uma revisão de escopo
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5610.p34-41.2024Palavras-chave:
Professores, Análise do comportamento aplicada, transtorno do espectro autista, EnsinoResumo
Introdução: A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) contribui para promover a inclusão escolar de crianças com autismo, sendo a formação contínua dos professores essencial para uma educação verdadeiramente inclusiva e social desses alunos que deve considerar práticas pedagógicas que contribuam para um ambiente escolar adaptado e integrador, visando ao desenvolvimento acadêmico. Objetivo: Mapear o conhecimento e a preparação de professores em estratégias de Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para a alfabetização de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Método: Utilizou-se uma Revisão de Escopo, com protocolos rigorosos e enfoque na reprodutibilidade, para avaliar a eficácia de práticas de ABA em contextos específicos. Foram consultadas as bases de dados PUBMED e BVS, e aplicadas diretrizes aprimoradas como o PRISMA para revisões sistemáticas. Resultados: Foram incluídos sete artigos que exploram temas como desenvolvimento profissional, aplicação de práticas baseadas em evidências (PBE), barreiras à inclusão e a autoeficácia dos professores no ensino inclusivo de alunos com TEA. Discussão: As práticas de ABA e PBE são destacadas como fundamentais para a inclusão de alunos com TEA. A formação continuada é considerada essencial para criar um ambiente escolar inclusivo e adaptado às necessidades desses estudantes. Conclusão: ABA e PBE mostram-se eficazes no ensino de crianças com TEA, evidenciando a necessidade de capacitação contínua e de suporte especializado aos educadores para enfrentar os desafios da inclusão escolar.
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