Avaliação dos processos de estudo e autorregulação da aprendizagem dos discentes de um curso de medicina
DOI:
https://doi.org/10.12662/1809-5771ri.126.5630.p42-50.2024Palavras-chave:
aprendizagem, autorregulação, processo de estudoResumo
O sucesso acadêmico é influenciado por muitos fatores, entre eles técnicas de aprendizagem, automotivação, gerenciamento de tempo, autorregulação e tipos de estudo. O desenvolvimento da autorregulação é uma aptidão natural do ser humano, mas pode ser ensinada, contribuindo assim, com a capacidade de o aluno evoluir em sua aprendizagem. Outro fator importante no desempenho acadêmico é o processo de estudo (superficial, profundo e estratégico). O objetivo do presente estudo foi avaliar os processos de estudo e a autorregulação da aprendizagem dos alunos do primeiro ao oitavo semestres de um curso de Medicina. Foram incluídos alunos com idade superior a 18 anos, que receberam formulário Google forms, através do whastapp, para avaliação dos processos de estudo e do processo de auto-regulação do estudo. Resultados: Participaram 643 discentes, idade média de 23,8 anos e 67,2% feminino. 91,3% dos discentes usam slides do professor como principal ferramenta de estudo e 73,6% apresentam estudo do tipo consistente. Na avaliação dos processos de estudo (IPE), os alunos obtiveram maiores escores nos itens relativos a aprendizagem profunda e na avaliação da autorregulação do estudo (IPAA), a mediana do escore foi 3,89. Conclusão: Embora seja um processo complexo, a autorregulação deve ser ensinada e aprimorada no contexto educativo.
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