A relação entre comportamento social em adolescentes e música: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v8i1.2949.p1-7.2020

Palavras-chave:

Música, Adolescência, Comportamento social

Resumo

Objetivo: analisar como a música influencia no comportamento social do adolescente, além dos fatores que perpassam a adolescência. Método: foi realizada, durante o primeiro semestre de 2019, uma revisão sistemática nas bases de dados BVS-SI, PubMed e PsycINFO, sendo utilizados artigos publicados na íntegra em português, espanhol e inglês nos últimos cinco anos (janeiro de 2014 a julho de 2019). Resultados: foram apontados estudos que contemplem definição de gostos por meio do processamento da música e empatia pelas áreas límbicas e frontais do cérebro, formação de uma nova identidade por meio da música, tanto subjetiva, quanto em grupo, novas interpretações da cultura por meio das letras e dos grupos de amigos e engajamento em atividades artísticas. Conclusão: embora os estudos mostrem dados de pesquisa consistentes e que possuem relação entre si, ressalta-se a necessidade de realizar mais estudos com a temática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alicia Lana Mesquita Silva, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Graduanda em Psicologia pelo Centro Universitário Christus, monitora de Psicologia Experimental na instituição. Já atuou como acompanhante terapêutica e com terapia em grupo. Participou de seminários de Psicologia, apresentando banners e artigos.

Mirella Hipólito Moreira de Anchieta, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Psicanalista, orofessora da Graduação em Psicologia no Centro Universitário Christus. Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR, na área de concentração de Estudos Psicanalíticos (2012). Também graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (2010). Atualmente é Membro do Departamento Clínico do Corpo Freudiano - Escola de Psicanálise em Fortaleza.

Mara Aguiar Ferreira, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Doutora em Psicologia (2015) e  Mestre em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (2007). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2003). Psicóloga clínica, também atuando como docente de graduação e pós-graduação em Psicologia

Ilana Camurça Landim Tavares, Centro Universitário Christus (Unichristus)

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará - UFC. É especialista em Clínica Analítico-Comportamental pelo Centro Paradigma-SP. Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza (Unifor). Coordenadora de Pesquisa e Extensão e docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Christus. Tem interesse em terapias e intervenções comportamentais, terapias de terceira onda, análise do comportamento, avaliação psicológica infantil e infância

Downloads

Publicado

2020-01-06