Análise do grau de conhecimento dos usuários de uma unidade de atenção primária à saúde acerca do papel desempenhado por essa instituição e por uma unidade de pronto atendimento
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.4906.pe4906.2025Palabras clave:
Atenção Primária à Saúde, níveis de atenção à saúde, centros de saúde, comunicação em saúde, educação em saúdeResumen
Objetivo: avaliar o nível de informação dos usuários a respeito da dinâmica de funcionamento das unidades de saúde e da dicotomia dos níveis de atenção primário e secundário. Métodos: estudo analítico transversal com usuários que frequentaram a UAPS Aída Santos e Silva, localizada na cidade de Fortaleza-CE. Os dados foram coletados pelo preenchimento de formulários aplicados pelos pesquisadores, indagando, verbalmente, os usuários. Resultados: sobre o grau de conhecimento, apenas 39,61% dos entrevistados sabiam a função da UAPS, 31,37% não sabiam como se organizava o atendimento, e 46,31% não souberam informar, corretamente, o horário de funcionamento. Ademais, 80% afirmaram não existir médico generalista, ou clínico geral, na atenção primária. Sobre a UPA, 54,67% afirmaram não saber a sua função, e 48,99% desconhecem o padrão de atendimento. Outrossim, 47,02% dos pacientes informaram que a última classificação que haviam recebido, em visita à UPA, era verde ou azul. Conclusão: grande parte dos pacientes que procuraram a atenção primária não compreendia o papel da atenção básica e dos níveis de saúde e desconheciam as indicações de procura por atendimento de emergência.
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