Análise do grau de conhecimento dos usuários de uma unidade de atenção primária à saúde acerca do papel desempenhado por essa instituição e por uma unidade de pronto atendimento
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.4906.pe4906.2025Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, níveis de atenção à saúde, centros de saúde, comunicação em saúde, educação em saúdeResumo
Objetivo: avaliar o nível de informação dos usuários a respeito da dinâmica de funcionamento das unidades de saúde e da dicotomia dos níveis de atenção primário e secundário. Métodos: estudo analítico transversal com usuários que frequentaram a UAPS Aída Santos e Silva, localizada na cidade de Fortaleza-CE. Os dados foram coletados pelo preenchimento de formulários aplicados pelos pesquisadores, indagando, verbalmente, os usuários. Resultados: sobre o grau de conhecimento, apenas 39,61% dos entrevistados sabiam a função da UAPS, 31,37% não sabiam como se organizava o atendimento, e 46,31% não souberam informar, corretamente, o horário de funcionamento. Ademais, 80% afirmaram não existir médico generalista, ou clínico geral, na atenção primária. Sobre a UPA, 54,67% afirmaram não saber a sua função, e 48,99% desconhecem o padrão de atendimento. Outrossim, 47,02% dos pacientes informaram que a última classificação que haviam recebido, em visita à UPA, era verde ou azul. Conclusão: grande parte dos pacientes que procuraram a atenção primária não compreendia o papel da atenção básica e dos níveis de saúde e desconheciam as indicações de procura por atendimento de emergência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 João Victor Gonçalves de Castro Gomes, Érica Batalha Gomes, Nayara Hana Andrade Rodrigues, Eunice Vivian Merodac Brito, Juliana de Lucena Martins Ferreira, Leidiane Pinho da Silva

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.