Perfil da infecção por poliomavírus em pacientes transplantados renais em uso de terapia imunossupressora
um estudo descritivo em hospital universitário de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v12i1.5445.p1-9.2024Palavras-chave:
Poliomavírus, transplante de rim, tacrolimus, sirolimusResumo
Objetivo: comparar o risco de infecção pelo vírus BK em pacientes transplantados renais tratados com dois diferentes esquemas terapêuticos. Além disso, avaliou-se a influência de fatores sociodemográficos no risco de infecção pelo vírus entre os dois grupos de tratamento. Métodos: realizou-se a pesquisa com dados coletados entre 2019 e 2023 a partir de prontuários eletrônicos, em um hospital universitário de Fortaleza. A análise estatística foi feita utilizando o software JAMOVI, sendo aplicados os testes qui-quadrado para avaliar a associação entre os fatores de risco e infecção por BKV e os testes ANOVA e teste t de Student para avaliar a associação entre os fatores de risco e o tempo médio de internação. Resultados: a avaliação estatística pelo teste T de Student não apresentou diferenças significativas no tempo de internação entre pacientes do sexo masculino e feminino (p>0,05), e o tempo de internação dos pacientes também não foi estatisticamente relacionado com o uso de corticosteroides na terapia imunossupressora (p>0,05), positividade para o BKV (p>0,05) e também não foi diferente com relação aos diversos esquemas de imunossupressão adotados (p>0,05). A análise estatística com o teste qui-quadrado não identificou uma associação significativa entre os imunossupressores utilizados e a infecção pelo o vírus BK pós-transplante. Conclusão: a prevalência da infecção pelo vírus está muito mais relacionada com a intensidade da imunossupressão do que a natureza dos imunossupressores utilizados, ressaltando a importância do monitoramento dos níveis séricos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Journal of Health & Biological Sciences
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional