Avaliação da qualidade de vida de profissionais de enfermagem atuantes na área hospitalar
DOI:
https://doi.org/10.12662/2317-3076jhbs.v13i1.5662.p1-6.2025Palavras-chave:
qualidade de vida, equipe de enfermagem, profissionais de enfermagem, hospitais, hospitais públicosResumo
Objetivo: avaliar a qualidade de vida de profissionais de enfermagem atuantes em um hospital filantrópico de um município do norte de Minas Gerais. Método: trata-se de um estudo descritivo, qualitativo, realizado com 12 profissionais de enfermagem, com idade entre 24 e 50 anos. Os dados foram coletados entre agosto e setembro de 2024, por meio de uma entrevista semiestruturada, e foram analisados por meio da Análise Temática. Resultados: indicaram que a jornada de trabalho promove exaustão física, estresse e cefaleia, além de ocupar um grande espaço de tempo, que, muitas vezes, dificulta ou impede a realização de outras atividades da vida diária e um repouso satisfatório, assim como a adoção de um estilo de vida mais saudável. A escala de trabalho noturno favoreceu o surgimento de insônia, que afeta a qualidade do sono e o bem-estar do profissional. Como estratégias para lidar com esses desafios, os profissionais destacaram o planejamento da vida pessoal, com a oferta de momentos de lazer e relaxamento, e a organização dos processos de trabalho, como troca de plantões e elaboração de escalas de trabalho de modo que as folgas em datas comemorativas alcance a todos alternadamente. Conclusão: a implementação de estratégias institucionais de suporte, a reestruturação de escalas de trabalho e iniciativas de valorização e reconhecimento profissional são essenciais para garantir qualidade de vida aos profissionais e um cuidado de qualidade aos pacientes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Journal of Health & Biological Sciences

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os artigos publicados na JHBS são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais.
Este artigo está licenciada sob uma licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial- Sem Derivações 4.0 Internacional