COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR EM MERCADOS FORMAIS E INFORMAIS: VALORES DE COMPRA HEDÔNICO E UTILITÁRIO

Felipe Gerhard, Lucas Lopes Ferreira de Souza, Thiago Matheus de Paula Sousa, Verónica Peñaloza

Resumo


Embora haja grande quantidade de trabalhos voltados ao estudo dos mercados formais, poucas pesquisas versam diligência à análise dos mercados informais. Ainda mais insípido é o corpo teórico constituído pelos estudos referentes à comparação desses ambientes. Destarte, esta pesquisa objetivou analisar e comparar o comportamento de consumidores de mercados formais e informais, representados por um pequeno varejo e uma feira livre, respectivamente, à luz dos valores de compra hedônico e utilitário. Para tal, serão examinados e comparados os valores de compra dos consumidores de ambos os ambientes. Mediante a aplicação de uma survey, foram examinados os valores de compra dos consumidores desses ambientes e, utilizando-se as técnicas estatísticas AFE e ANOVA, compararam-se tais valores. Os resultados obtidos corroboram as hipóteses de pesquisa levantadas, porquanto revelam que os consumidores de mercados formais possuem valor de compra utilitário significantemente maior do que o apresentado pelos frequentadores de mercados informais. Por outro lado, os consumidores de mercados informais demonstraram valor de compra hedônico significantemente maior do que os clientes de mercados formais.

Palavras-chave


Mercados formais e informais; Comportamento do consumidor; Valor de compra hedônico e utilitário

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v3i1/2.p60-77.2014

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