GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS POR RESULTADOS E EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DE INDICADORES NO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

Autores

  • Vinicius Abilio Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Jair Jeremias Junior Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p131-144.2017

Palavras-chave:

Qualidade em Serviços, Eficiência, Indicadores, Serviço Público, Balanced Scorecard

Resumo

O objetivo deste estudo é avaliar a influência da quantidade de servidores e o tempo de serviço sobre indicadores do BSC. Definiu-se como problema de pesquisa: “Qual a relação da quantidade de servidores e o tempo de serviço nos índices de desempenho das agências da Previdência Social?”. Os dados utilizados referem-se às 17 agências da Previdência Social vinculadas à Gerência Executiva de Cascavel. Elaboraram-se, para a análise, quatro hipóteses de pesquisa. Utilizaram-se dados do Plano de Ação de cada agência, posteriormente consolidados em planilha eletrônica. Utilizou-se do software SPSS Statistics, para análises estatísticas. Procedeu-se à aplicação do reste Shapiro-Wilk, para análise da normalidade, por se tratar de teste adequado para amostras reduzidas (n < 30). Ato contínuo, efetuou-se o teste de correlação de Spearman. Da análise dos resultados, todas as hipóteses foram refutadas, indicando que a variação na quantidade de servidores ou de tempo de serviço não apresentam mudanças significativas nos índices do BSC.

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Biografia do Autor

Vinicius Abilio Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Jair Jeremias Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Administrador na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

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Publicado

2017-12-28

Como Citar

MARTINS, Vinicius Abilio; JEREMIAS JUNIOR, Jair. GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS POR RESULTADOS E EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DE INDICADORES NO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 6, n. 1/2, p. 131–144, 2017. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p131-144.2017. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1481. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos