GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS POR RESULTADOS E EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DE INDICADORES NO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL

Autores/as

  • Vinicius Abilio Martins Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Jair Jeremias Junior Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p131-144.2017

Palabras clave:

Qualidade em Serviços, Eficiência, Indicadores, Serviço Público, Balanced Scorecard

Resumen

O objetivo deste estudo é avaliar a influência da quantidade de servidores e o tempo de serviço sobre indicadores do BSC. Definiu-se como problema de pesquisa: “Qual a relação da quantidade de servidores e o tempo de serviço nos índices de desempenho das agências da Previdência Social?”. Os dados utilizados referem-se às 17 agências da Previdência Social vinculadas à Gerência Executiva de Cascavel. Elaboraram-se, para a análise, quatro hipóteses de pesquisa. Utilizaram-se dados do Plano de Ação de cada agência, posteriormente consolidados em planilha eletrônica. Utilizou-se do software SPSS Statistics, para análises estatísticas. Procedeu-se à aplicação do reste Shapiro-Wilk, para análise da normalidade, por se tratar de teste adequado para amostras reduzidas (n < 30). Ato contínuo, efetuou-se o teste de correlação de Spearman. Da análise dos resultados, todas as hipóteses foram refutadas, indicando que a variação na quantidade de servidores ou de tempo de serviço não apresentam mudanças significativas nos índices do BSC.

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Biografía del autor/a

Vinicius Abilio Martins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Doutorando em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Jair Jeremias Junior, Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR) e Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Professor de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Administrador na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

Publicado

2017-12-28

Cómo citar

MARTINS, Vinicius Abilio; JEREMIAS JUNIOR, Jair. GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS POR RESULTADOS E EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UM ESTUDO DE CASO DE INDICADORES NO INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 6, n. 1/2, p. 131–144, 2017. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v6i1/2.p131-144.2017. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1481. Acesso em: 24 dic. 2024.

Número

Sección

Artículos