As Competências Gerenciais do Papel de Facilitador na atuação do Gestor Secretarial

Autores

  • Conceição de Maria Pinheiro Barros UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Joelma Soares da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
  • Túlio Feitosa Paiva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v7i2.p76-92.2018

Palavras-chave:

Competências gerenciais, Papel Gerencial de Facilitador, Gestão Secretarial

Resumo

O secretário executivo contribui diretamente para o alcance dos resultados organizacionais. Exerce diversos papéis e, para tanto, precisa desenvolver permanentemente as competências gerenciais necessárias à sua atuação. A presente pesquisa aborda o papel de facilitador exercido pelos secretários executivos fundamentando-se em Quinn et al. (2003) ao considerarem a influência exercida pelo gestor por meio das competências gerenciais: construção de equipes, processo decisório participativo e administração de conflitos. Este trabalho tem como objetivo investigar as competências gerenciais do papel de facilitador na atuação do gestor secretarial, na visão de profissionais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativo-qualitativa e descritiva, tendo como técnica de coleta de dados a aplicação de um questionário com 100 estudantes e profissionais atuantes em Secretariado Executivo, no Brasil. A análise dos dados revelou que o papel de facilitador organizacional está presente na atuação do secretário como gestor, contribuindo ativamente para o equilíbrio das organizações contemporâneas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Conceição de Maria Pinheiro Barros, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Doutorado em Educação, pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestrado em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Especialização em Comércio Exterior, pelo Centro Universitário Estácio do Ceará. Professora Adjunta da Universidade Federal do Ceará (UFC). Coordenadora do Curso de Secretariado Executivo da UFC. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Desenvolve pesquisas científicas, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento e formação docente, Educação em Secretariado, Responsabilidade Social Universitária, Gestão Secretarial.

 

Joelma Soares da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

outoranda e mestre em Administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em Gestão de Instituições de Ensino Superior pela Faculdade Integrada do Ceará (FIC), graduada em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), técnica em Turismo pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Professora assistente do Departamento de Administração da Universidade Federal do Ceará. Coordenadora adjunta do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (NEPES/UFC). Foi coordenadora do curso de Secretariado Executivo da UFC de 2012 a 2017. Membro da comissão assessora de área de Secretariado Executivo para o ENADE 2012 e 2015 (INEP/MEC). Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Secretariado Executivo (UFC) e do Grupo de Pesquisa de Gestão de Pessoas e responsabilidade socioambiental (UECE). Membro de corpo editorial de periódicos de Secretariado e Administração. Desenvolve pesquisas nas áreas de Secretariado Executivo e Administração, nas linhas: Estudos Organizacionais, Gestão de Pessoas, Diversidade nas organizações, Assessoria e Gestão Secretarial. 

Túlio Feitosa Paiva, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Secretariado Executivo pela Universidade Federal do Ceará. Sócio-proprietário na empresa Fluness For Men. 

Downloads

Publicado

2018-12-18

Como Citar

BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; SILVA, Joelma Soares da; PAIVA, Túlio Feitosa. As Competências Gerenciais do Papel de Facilitador na atuação do Gestor Secretarial. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 76–92, 2018. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v7i2.p76-92.2018. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/1757. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos