Geração Z: relações de uma geração hipertecnológica e o mundo do trabalho

Autores

  • Mariana Maia Bezerra Universidade Estadual do Ceará
  • Eduardo Carneiro Lima Universidade Estadual do Ceará
  • Francisco Wilker Carneiro Brito Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Cristina Batista dos Santos Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i1.p136-149.2019

Palavras-chave:

Geração Z, Tecnologia, Mundo do trabalho

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo compreender as características da geração Z e suas percepções sobre trabalho em face do contexto hipertecnológico. Entrevistas semiestruturadas foram realizadas com quatro sujeitos, utilizando a técnica da análise temática de conteúdo para categorização das falas. Como resultados, foram identificados aspectos relacionados a características e a projeções de trabalho; percepções sobre tecnologia e seu uso no trabalho; além de confirmar alguns dos aspectos abordados pela literatura. A virtualidade na relação de formação causa um autodidatismo, refletindo na emergência de um novo trabalhador que, diferentemente do que aponta a literatura, não confia em realizar múltiplas atividades ao mesmo tempo, e que difere das demais gerações. Além disso, percebem-se novas dimensões às noções de tempo e espaço, permeadas pela hipertecnologia. Conclui-se com a defesa da recolocação da convivência multigeracional como caminho para lidar com as novas demandas do trabalho em contexto hipertecnológico com significações múltiplas para as gerações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Maia Bezerra, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará - PPGA - UECE.

Eduardo Carneiro Lima, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará - PPGA - UECE.

Francisco Wilker Carneiro Brito, Universidade Estadual do Ceará

Mestrando em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará - PPGA - UECE.

Ana Cristina Batista dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Estadual do Ceará - PPGA - UECE.

Downloads

Publicado

2019-04-30

Como Citar

BEZERRA, Mariana Maia; LIMA, Eduardo Carneiro; BRITO, Francisco Wilker Carneiro; SANTOS, Ana Cristina Batista dos. Geração Z: relações de uma geração hipertecnológica e o mundo do trabalho. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 8, n. 1, p. 136–149, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i1.p136-149.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2009. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos