Representações sociais sobre o mérito: um estudo com estudantes da Universidade Federal Rural do Semiárido do Rio Grande do Norte

Autores

  • Nayara Katryne Pinheiro Serafim Nayara Katryne Pinheiro Serafim
  • Diogo Henrique Helal Mestrado Profissional em Gestão Empresarial - Centro Universitário FBV (UNIFBV).

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i2.p94-106.2019

Palavras-chave:

Mérito, Ações Afirmativas, Representações Sociais, Ensino Superior

Resumo

O estudo analisa as representações sociais sobre o mérito dos estudantes graduandos do Curso de Administração da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa), em Mossoró, RN. O artigo discute, com base na teoria das representações sociais, o mérito, a educação e o sistema de cotas sociais e raciais, que foi implementado, de forma integral, na Ufersa em 2013.1. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com discentes dos semestres 2013.1 e 2015.1, devidamente transcritas e analisadas por análise de conteúdo. Os resultados indicaram que o desempenho individual foi o cerne das representações sociais acerca do mérito e da educação entre os estudantes cotistas e não cotistas ingressantes em 2013.1 e 2015.1. Observou-se, ainda, a presença da responsabilidade individual como base para rejeição, por parte dos entrevistados, das cotas raciais. Pode-se concluir que o desempenho, a partir da ideia de mérito e da responsabilização individual, são os cernes das representações sociais dos estudantes

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Biografia do Autor

Nayara Katryne Pinheiro Serafim, Nayara Katryne Pinheiro Serafim

Mestre em Administração pelo PPGA/UFPB. Professora substituta da UFERSA.

Diogo Henrique Helal, Mestrado Profissional em Gestão Empresarial - Centro Universitário FBV (UNIFBV).

Doutor em Ciências Humanas, com concentração em Sociologia, pela UFMG. Administrador e Mestre em Administração pela UFPE.

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Publicado

2019-06-18

Edição

Seção

Artigos