Comportamento de compra do consumidor em mercados de moda informal

Autores

  • Rosângela Andrade Pessoa Universidade de Fortaleza - Unifor
  • Letícia Sousa Fialho Universidade de Fortaleza - Unifor
  • Zaíla Maria de Oliveira Universidade do Porto
  • Célio Gomes de Lima Júnior Centro Universitário Católica de Quixadá - Unicatólica https://orcid.org/0000-0002-7347-6611

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i2.p149-162.2019

Palavras-chave:

Comportamento do Consumidor, Consumo de Moda, Decisão de Compra, Teoria do Comportamento Planejado – TCP

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor de mercados de moda informal. Adotou-se a metodologia quantitativa, com a utilização de um questionário estruturado, tendo ele sido dividido em um bloco com seis perguntas sobre o perfil sociodemográfico e outro com 11 perguntas acerca do comportamento do consumidor e as variáveis influenciadoras no processo de compra, aplicado de forma presencial, sendo a abordagem direcionada aos consumidores que apresentassem algum produto de compra. A pesquisa de campo foi realizada no Centro Fashion da cidade de Fortaleza, somando um total de 320 questionários válidos. O processo de análise constou das fases: levantamento das estatísticas descritivas iniciais, verificação da confiabilidade e validade das escalas, usando a consistência interna (Alpha de Cronbach), e por fim, foi conduzida uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) para reduzir o número de variáveis. Os resultados alcançados mostram que a maioria das variáveis trabalhadas influencia a escolha do consumidor. Algumas variáveis realçam, no entanto, a importância que é dada ao fator econômico e ao poder de compra (fator preço), tornando evidente que o modelo do centro de moda informal representa a opção de o consumidor ter a oportunidade de compra além das necessidades básicas.

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Biografia do Autor

Rosângela Andrade Pessoa, Universidade de Fortaleza - Unifor

Doutoranda e mestra em Administração de Empresas - Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Letícia Sousa Fialho, Universidade de Fortaleza - Unifor

Doutoranda e mestra em Administração de Empresas - Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Zaíla Maria de Oliveira, Universidade do Porto

Mestre em Marketing pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto – Portugal. Doutoranda no curso de Doutoramento em Ciências Empresariais, pela mesma Universidade.

Célio Gomes de Lima Júnior, Centro Universitário Católica de Quixadá - Unicatólica

Mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza (Unifor)

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Publicado

2019-08-30

Como Citar

PESSOA, Rosângela Andrade; FIALHO, Letícia Sousa; OLIVEIRA, Zaíla Maria de; LIMA JÚNIOR, Célio Gomes de. Comportamento de compra do consumidor em mercados de moda informal. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 8, n. 2, p. 149–162, 2019. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v8i2.p149-162.2019. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2564. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos