Comportamento de compra do consumidor em mercados de moda informal

Rosângela Andrade Pessoa, Letícia Sousa Fialho, Zaíla Maria de Oliveira, Célio Gomes de Lima Júnior

Resumo


Este estudo tem por objetivo analisar os fatores que influenciam o comportamento de compra do consumidor de mercados de moda informal. Adotou-se a metodologia quantitativa, com a utilização de um questionário estruturado, tendo ele sido dividido em um bloco com seis perguntas sobre o perfil sociodemográfico e outro com 11 perguntas acerca do comportamento do consumidor e as variáveis influenciadoras no processo de compra, aplicado de forma presencial, sendo a abordagem direcionada aos consumidores que apresentassem algum produto de compra. A pesquisa de campo foi realizada no Centro Fashion da cidade de Fortaleza, somando um total de 320 questionários válidos. O processo de análise constou das fases: levantamento das estatísticas descritivas iniciais, verificação da confiabilidade e validade das escalas, usando a consistência interna (Alpha de Cronbach), e por fim, foi conduzida uma Análise Fatorial Exploratória (AFE) para reduzir o número de variáveis. Os resultados alcançados mostram que a maioria das variáveis trabalhadas influencia a escolha do consumidor. Algumas variáveis realçam, no entanto, a importância que é dada ao fator econômico e ao poder de compra (fator preço), tornando evidente que o modelo do centro de moda informal representa a opção de o consumidor ter a oportunidade de compra além das necessidades básicas.


Palavras-chave


Comportamento do Consumidor; Consumo de Moda; Decisão de Compra; Teoria do Comportamento Planejado – TCP

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v8i2.p149-162.2019

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