A IMPORTÂNCIA DO VISUAL MERCHANDISING NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES

Autores

  • Karen Batista Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Andrea Rocha Escobar

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p93-108.2020

Palavras-chave:

Visual Merchandising, Percepção do Consumidor, Varejo

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar a importância dos elementos de visual merchandising (VM) na percepção dos consumidores, identificando se existem diferenças significativas quando os consumidores são segmentados por sexo, idade, escolaridade e faixa de renda. Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, aplicando um questionário a 150 respondentes. A análise dos dados foi feita por meio dos testes estatísticos teste t de Student e ANOVA One-Way. Os resultados encontrados indicaram que os elementos de VM que mais apresentaram diferenças entre os grupos foram vitrine e cores, sendo tidos como mais importantes para mulheres, que têm até 25 anos, possuem ensino fundamental e recebem até um salário-mínimo ou entre um e dois salários. Alguns elementos, como fachada, acessibilidade, provadores e exposição dos produtos, não obtiveram diferenças significativas entre os grupos.

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Biografia do Autor

Karen Batista, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Maria Andrea Rocha Escobar

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe

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Publicado

2020-02-03

Como Citar

BATISTA, Karen; ESCOBAR, Maria Andrea Rocha. A IMPORTÂNCIA DO VISUAL MERCHANDISING NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 93–108, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i1.p93-108.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2567. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos