A IMPORTÂNCIA DO VISUAL MERCHANDISING NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES

Authors

  • Karen Batista Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Andrea Rocha Escobar

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i1.p93-108.2020

Keywords:

Visual Merchandising, Percepção do Consumidor, Varejo

Abstract

Este trabalho teve como objetivo analisar a importância dos elementos de visual merchandising (VM) na percepção dos consumidores, identificando se existem diferenças significativas quando os consumidores são segmentados por sexo, idade, escolaridade e faixa de renda. Para alcançar tal objetivo, realizou-se uma pesquisa de abordagem quantitativa, aplicando um questionário a 150 respondentes. A análise dos dados foi feita por meio dos testes estatísticos teste t de Student e ANOVA One-Way. Os resultados encontrados indicaram que os elementos de VM que mais apresentaram diferenças entre os grupos foram vitrine e cores, sendo tidos como mais importantes para mulheres, que têm até 25 anos, possuem ensino fundamental e recebem até um salário-mínimo ou entre um e dois salários. Alguns elementos, como fachada, acessibilidade, provadores e exposição dos produtos, não obtiveram diferenças significativas entre os grupos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Karen Batista, Universidade Federal de Sergipe

Mestranda em Administração no Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Sergipe - PROPADM/UFS

Maria Andrea Rocha Escobar

Doutora em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe

Published

2020-02-03

How to Cite

BATISTA, Karen; ESCOBAR, Maria Andrea Rocha. A IMPORTÂNCIA DO VISUAL MERCHANDISING NA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 9, n. 1, p. 93–108, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i1.p93-108.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/2567. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

ARTICLES