GESTÃO DOS PRODUTOS COM BAIXO GIRO DE ESTOQUE EM UMA INDÚSTRIA DE MÉDIO PORTE DO SETOR ELÉTRICO

Marcos Cantele, Daniel Hank Miri, Zaida Cristine dos Reis, Vanessa de Campos Machado, Paula Patrícia Ganzer, Cassiane Chais, Juliana Matte, Pelayo Munhoz Olea

Resumo


O objetivo deste artigo consiste em identificar as causas da obsolescência dos produtos em uma empresa de médio porte do setor elétrico, cujo processo de fabricação é caracterizado pelo Engineering-to-Order(ETO), propondo ações para sanar tal problemática. Para isso, procedeu-se à aplicação de entrevistas semiestruturadas e à coleta de documentos e relatórios da empresa em estudo. Foram identificados como causas solicitação de compra de materiais para projetos especiais, troca de itens de engenharia sem revisar o estoque, cadastro de produtos descentralizados, alteração do projeto com troca de material, compra de materiais por meio de kits e ausência de método que informe a existência de itens similares. Em face disso, asações propostas foram gerar pré-estrutura para compra conforme necessidades, realizar análise de estoques e compras para cadastro de novos produtos, limitar o número de usuários para cadastro de matéria-prima, enviar ao cliente materiais que sobraram em decorrência de alteração de projeto e utilizar os itens de forma avulsa.


Palavras-chave


Gestão de Estoques; Obsolescência de Produtos; Baixo Giro de Produtos

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p137-149.2020

Direitos autorais 2020 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.