GESTÃO DOS PRODUTOS COM BAIXO GIRO DE ESTOQUE EM UMA INDÚSTRIA DE MÉDIO PORTE DO SETOR ELÉTRICO

Autores

  • Marcos Cantele Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Zaida Cristine dos Reis Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Vanessa de Campos Machado Faculdade Cnec Farroupilha
  • Paula Patrícia Ganzer Faculdade Cnec Farroupilha
  • Cassiane Chais Universidade de Passo Fundo - UPF
  • Juliana Matte Universidade de Caxias do Sul - UCS
  • Pelayo Munhoz Olea Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p137-149.2020

Palavras-chave:

Gestão de Estoques, Obsolescência de Produtos, Baixo Giro de Produtos

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em identificar as causas da obsolescência dos produtos em uma empresa de médio porte do setor elétrico, cujo processo de fabricação é caracterizado pelo Engineering-to-Order(ETO), propondo ações para sanar tal problemática. Para isso, procedeu-se à aplicação de entrevistas semiestruturadas e à coleta de documentos e relatórios da empresa em estudo. Foram identificados como causas solicitação de compra de materiais para projetos especiais, troca de itens de engenharia sem revisar o estoque, cadastro de produtos descentralizados, alteração do projeto com troca de material, compra de materiais por meio de kits e ausência de método que informe a existência de itens similares. Em face disso, asações propostas foram gerar pré-estrutura para compra conforme necessidades, realizar análise de estoques e compras para cadastro de novos produtos, limitar o número de usuários para cadastro de matéria-prima, enviar ao cliente materiais que sobraram em decorrência de alteração de projeto e utilizar os itens de forma avulsa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Cantele, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Especlialista em Gestão de materiais e logística.

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Mestrando em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS na linha de Inovação e Competitividade com bolsa PROSUC/CAPES Modalidade I. O projeto de pesquisa é sobre gamificação, motivação e engajamento no trabalho por meio de um estudo qualitativo de múltiplos casos. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos (atuação por 6 anos nesta área). Trabalhou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços (combustíveis e conveniência).

Zaida Cristine dos Reis, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (1996), Mestrado em Engenharia de Produção, pela UFGRS (2003) e doutorado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2014). Atualmente atua na Universidade de Caxias do Sul, com disciplinas de Materiais, Logística, Produção e Estratégia. Orientações de Trabalhos de Conclusão de Curso. Coordenação de Pós Graduação. Pesquisa com Arranjos Produtivos Locais (APL´s). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração da Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, gestão do conhecimento, gestão da produção, estratégia e estoque.

 

Vanessa de Campos Machado, Faculdade Cnec Farroupilha

Possui graduação em Engenharia de Produção pela Universidade de Caxias do Sul (2014) com período sanduíche na Miami University, Ohio (2013) e mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2018). Atualmente é professora substituta do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Bento Gonçalves. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Indústria 4.0,Sistemas Lean de produção, redução de desperdícios, Sistema Toyota de Produção, liderança e Logística.

Paula Patrícia Ganzer, Faculdade Cnec Farroupilha

FORMAÇÃO: Pós-Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Doutorado em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, Brasil e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2017). Mestrado em Administração pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil (2013). Graduação em Administração pelo Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha, CESF, Brasil (2010). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica Voluntária junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração, PPGA/UCS, no Projeto de Pesquisa Caracterização e Análise das Inovações no Setor da Saúde de Caxias do Sul (2010). Atuou como professora convidada no MBA em Inteligência de Mercado na FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha (2017). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 86 artigos publicados em periódicos (revistas nacionais e internacionais). 111 artigos publicados em anais de eventos e 18 capítulos de livros publicados. 57 participações em eventos, congressos, exposições e feiras como apresentadora de trabalhos e ouvinte. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 72 participações em Bancas, sendo: 64 em Graduação, 08 de Mestrado, 01 de Doutorado. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada ao CRA RS - Conselho Regional de Administração do Estado do Rio Grande do Sul, à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Autora de artigos publicados em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livros, artigos publicados em eventos científicos, no Brasil e no exterior nas áreas de Inovação e Empreendedorismo. Atua no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Avaliadora de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Coordenadora dos Cursos de Graduação em Administração, Tecnologia em Processos Gerenciais e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade CNEC Farroupilha, Coordenadora Acadêmica da Empresa Júnior. Atua nas áreas de Empreendedorismo, Inovação, Gestão do Conhecimento e Inovatividade Organizacional em diversos setores econômicos com destaque no setor têxtil.

Cassiane Chais, Universidade de Passo Fundo - UPF

FORMAÇÃO: Doutora em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa PROSUC/CAPES (2019). Doutorado com período sanduíche no Tecnológico de Monterrey em Monterrey no México, como bolsista PDSE/CAPES (Ago/2017 à Nov/2017). Mestre em Administração pela Universidade de Caxias do Sul com Bolsa TAXA/CAPES, linha de pesquisa: Inovação e competitividade (2014). Especialista em Gestão Secretarial pela Universidade de Passo Fundo (2009). Possui graduação em Secretariado Executivo pela Universidade de Passo Fundo, com bolsa PROUNI (2008). Pre Intermediate English pela Malvern House-Londres-Inglaterra (2010). PRODUÇÃO CIENTÍFICA: 40 artigos publicados em periódicos (ou revistas nacionais e internacionais). 91 artigos publicados em anais de eventos, 12 capítulos de livros publicados e 7 livros organizados. ORIENTAÇÕES CONCLUÍDAS: 25 orientações de graduação, 39 de iniciação científica, 2 de especialização. PARTICIPAÇÃO EM BANCAS: 16 participações em bancas de graduação. 1 Participação em bancas de especialização. OUTRAS INFORMAÇÕES: Associada à AANERGS - Associação dos Administradores da Região Nordeste do Rio Grande do Sul. ATUAÇÃO ACADÊMICA: Atuou como líder acadêmica no Grupo de Pesquisa NIES - Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul. Integra a equipe de pesquisadores dos projetos: Gestão do Conhecimento e Inovatividade como Impulsionadores da Inovação de Produto no Setor Têxtil Brasileiro e Português, contemplado na Chamada MCTIC/CNPq Nº 28/2018 Universal/Faixa C e Universidades Empreendedoras e Sustentabilidade Econômica a partir dos Ambientes de Inovação UESAI, contemplado na Chamada CNPq Nº 12/2017 Bolsas de Produtividade em Pesquisa PQ. Possui 104 avaliações de artigos científicos em periódicos nacionais e eventos nacionais e internacionais. 5 avaliações de projetos de pesquisa e extensão. Experiência nas áreas de empreendedorismo e inovação. ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Atuou na área de captação de recursos para inovação no Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (2011 à 2014). Atualmente é bolsista da APEX-Brasil e Universidade de Passo Fundo, atuando como técnica em exportação pelo Programa PEIEX.

Juliana Matte, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Doutoranda em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS com bolsa FAPERGS/CAPES. Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS. MBA em Gestão Comercial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Graduada em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Integrante do Grupo de Pesquisa Núcleo de Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade - NIES. Tem experiência na gestão estratégica no varejo. Tem experiência no setor bancário. Tem interesse na docência para os cursos de Administração e Marketing.

Pelayo Munhoz Olea, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Pós-Doutorado em Gestão Ambiental pela Universidad de Extremadura, UEX, Espanha, Bolsista do Programa de Intercâmbio de Formação de Investigadores entre a União Européia e a América Latina, Programa ALFA2 (América Latina Formación Académica) da Rede Jean Mermoz/ESPAÑA. Doutorado em Administração e Direção de Empresas pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIB/UPC, Espanha, Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES/BRASIL. Mestrado em Engenharia de Fabricação de Papel pela Universitat Politècnica de Catalunya, ETSEIAT/UPC, Espanha, Bolsista do Instituto de Cooperación Iberoamericana, ICI/AECI/ESPAÑA. Graduação em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS e Graduação em Engenharia Mecânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. DOI: 10.26303/8tmw-e213.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

CANTELE, Marcos; MIRI, Daniel Hank; REIS, Zaida Cristine dos; MACHADO, Vanessa de Campos; GANZER, Paula Patrícia; CHAIS, Cassiane; MATTE, Juliana; OLEA, Pelayo Munhoz. GESTÃO DOS PRODUTOS COM BAIXO GIRO DE ESTOQUE EM UMA INDÚSTRIA DE MÉDIO PORTE DO SETOR ELÉTRICO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 137–149, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i3.p137-149.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3043. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos