ANÁLISE DOS RECURSOS E CAPACIDADES ESTRATÉGICOS COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA UM SUPERMERCADO LOCALIZADO NO SUL DE SANTA CATARINA

Mariana Pasini, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Eduardo Tramontin Castanha

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar os recursos e as capacidades estratégicas que geram vantagens competitivas para um supermercado localizado no Sul de Santa Catarina. Como aporte teórico, utilizou-se da Visão Baseada em Recursos e Capacidades Dinâmicas. No que se refere ao enquadramento do estudo, caracteriza-se como qualitativo perante o problema e descritivo quanto aos objetivos. Com base nas duas gestoras entrevistadas, constatou-se que os recursos físicos (localização) e os recursos humanos (atendimento) são fontes de vantagem competitiva para a organização. Os demais recursos identificados não obtiveram vantagem competitiva e indicam paridade competitiva. Em vista disso, o supermercado investigado conta apenas com a localização e o atendimento como geradores de vantagem competitiva perante seus concorrentes.


Palavras-chave


Visão Baseada em Recursos; Capacidades Dinâmicas; Vantagem Competitiva

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p175-191.2020

Direitos autorais 2020 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.