ANÁLISE DOS RECURSOS E CAPACIDADES ESTRATÉGICOS COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA UM SUPERMERCADO LOCALIZADO NO SUL DE SANTA CATARINA

Autores

  • Mariana Pasini Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC
  • Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.
  • Eduardo Tramontin Castanha UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC https://orcid.org/0000-0001-7305-6855

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p175-191.2020

Palavras-chave:

Visão Baseada em Recursos, Capacidades Dinâmicas, Vantagem Competitiva

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar os recursos e as capacidades estratégicas que geram vantagens competitivas para um supermercado localizado no Sul de Santa Catarina. Como aporte teórico, utilizou-se da Visão Baseada em Recursos e Capacidades Dinâmicas. No que se refere ao enquadramento do estudo, caracteriza-se como qualitativo perante o problema e descritivo quanto aos objetivos. Com base nas duas gestoras entrevistadas, constatou-se que os recursos físicos (localização) e os recursos humanos (atendimento) são fontes de vantagem competitiva para a organização. Os demais recursos identificados não obtiveram vantagem competitiva e indicam paridade competitiva. Em vista disso, o supermercado investigado conta apenas com a localização e o atendimento como geradores de vantagem competitiva perante seus concorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Pasini, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Bacharel em Administração pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC.

Doutorado em Administração e Turismo pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.  Docente pesquisadora na Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC, nos cursos de graduação de Letras, Tecnologia em Gestão, Administração de Empresas e Ciências Contábeis. 

Eduardo Tramontin Castanha, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - UFSC

Bacharel em Ciências Contábeis - UNESC, Mestrado em andamento em Contabilidade pela - UFSC.

Downloads

Publicado

2020-12-29

Como Citar

PASINI, Mariana; DIAS, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti; CASTANHA, Eduardo Tramontin. ANÁLISE DOS RECURSOS E CAPACIDADES ESTRATÉGICOS COMO VANTAGEM COMPETITIVA PARA UM SUPERMERCADO LOCALIZADO NO SUL DE SANTA CATARINA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 175–191, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i3.p175-191.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3085. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos