A PRESENÇA DA MARCA NO FACEBOOK: ESTRATÉGIA DE PUBLICAÇÃO E ENGAGEMENT DOS UTILIZADORES NA FANPAGE DA NETFLIX BRASIL

Paulo Ribeiro Cardoso, Laila Silva Morgado, Bruno Barbosa Sousa

Resumo


As redes sociais constituem um canal de comunicação privilegiado que as marcas utilizam na sua relação com o consumidor. As publicações no Facebook procuram envolver os seguidores, utilizando conteúdos que possam ser mais atrativos e recorrendo a formatos como a imagem e o vídeo. Neste contexto, o presente estudo pretende apurar se as publicações contendo imagem e vídeo podem provocar mais envolvimento por parte dos utilizadores, concretamente por meio de likes, comentários e partilhas. Para isso, realizou-se uma análise da atividade da marca Netflix no Facebook durante 362 dias, correspondendo a 660 posts, tendo-se utilizado os dados disponibilizados pela aplicação Netvizz. Verificou-se que a utilização dos formatos visuais, como as imagens e os vídeos, foi escolha estratégica que resultou em um elevado envolvimento por parte dos consumidores. Com base nos resultados obtidos, são elaboradas algumas reflexões à luz da literatura científica sobre o tema; são apresentadas recomendações para profissionais, propostas e algumas orientações para futuras investigações.


Palavras-chave


Redes sociais; Facebook; Engagement; Fan-page de marca; Netflix

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p7-19.2021

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