A PRESENÇA DA MARCA NO FACEBOOK: ESTRATÉGIA DE PUBLICAÇÃO E ENGAGEMENT DOS UTILIZADORES NA FANPAGE DA NETFLIX BRASIL

Autores

  • Paulo Ribeiro Cardoso Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal Universidade Lusíada do Porto, Portugal https://orcid.org/0000-0002-4643-8716
  • Laila Silva Morgado Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal
  • Bruno Barbosa Sousa Polytechnic Institute of Cávado and Ave (IPCA), Portugal

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p7-19.2021

Palavras-chave:

Redes sociais, Facebook, Engagement, Fan-page de marca, Netflix

Resumo

As redes sociais constituem um canal de comunicação privilegiado que as marcas utilizam na sua relação com o consumidor. As publicações no Facebook procuram envolver os seguidores, utilizando conteúdos que possam ser mais atrativos e recorrendo a formatos como a imagem e o vídeo. Neste contexto, o presente estudo pretende apurar se as publicações contendo imagem e vídeo podem provocar mais envolvimento por parte dos utilizadores, concretamente por meio de likes, comentários e partilhas. Para isso, realizou-se uma análise da atividade da marca Netflix no Facebook durante 362 dias, correspondendo a 660 posts, tendo-se utilizado os dados disponibilizados pela aplicação Netvizz. Verificou-se que a utilização dos formatos visuais, como as imagens e os vídeos, foi escolha estratégica que resultou em um elevado envolvimento por parte dos consumidores. Com base nos resultados obtidos, são elaboradas algumas reflexões à luz da literatura científica sobre o tema; são apresentadas recomendações para profissionais, propostas e algumas orientações para futuras investigações.

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Biografia do Autor

Paulo Ribeiro Cardoso, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal Universidade Lusíada do Porto, Portugal

Doutorado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autónoma de Barcelona. Docente na Universidade Lusíada do Porto e na Universidade Fernando Pessoa, nas áreas do Marketing e da Comunicação. Enquanto investigador tem publicado e divulgado os seus trabalhos em revistas científicas e em congressos nacionais e internacionais. Enquanto consultor tem trabalhado na área do comportamento do consumidor, da identidade da marca e do planeamento de comunicação. 

Laila Silva Morgado, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal

Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Fernando Pessoa

Bruno Barbosa Sousa, Polytechnic Institute of Cávado and Ave (IPCA), Portugal

Polytechnic Institute of Cávado and Ave (IPCA), Portugal, Applied Management Research Unit (UNIAG) and CiTUR.

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Publicado

2021-07-05

Edição

Seção

Artigos