MARKETING ESPORTIVO E FIDELIDADE: O RELACIONAMENTO DE SÓCIOS-TORCEDORES COM O CENTRAL SPORT CLUB
DOI:
https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p89-105.2021Palavras-chave:
Marketing Esportivo, Marketing de Relacionamento, Sócio-torcedor, Fidelidade, FutebolResumo
Este artigo visa discutir as estratégias de marketing esportivo usadas na gestão do relacionamento com o sócio-torcedor do Central Sport Club, time de Caruaru, no interior de Pernambuco. Considerando o caso do Central Sport Club, foi realizada entrevista com Diretoria de Marketing, e foram aplicados questionários junto a 114 sócios para analisar o nível de relacionamento de cada torcedor com esportes em geral, como eles se definem como torcedor, a representatividade do time Central na vida de cada um e quais os níveis de satisfação com as políticas adotadas pelo clube. Observou-se que o clube se destaca na quantidade de torcedores associados e na satisfação destes com o preço de ingressos e planos de sócios/ categorias. Faz-se necessário, ainda, implementar estratégias para manter a quantidade de sócios adimplentes com o clube, bem como fidelizar novos torcedores, buscando superar dificuldades gerais enfrentadas por clubes brasileiros, mas, em especial, entre times no interior do Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
TERMO DE CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS
Pelo presente instrumento particular, de um lado, o CENTRO UNIVERSITÁRIO CHRISTUS – UNICHRISTUS, doravante denominado somente UNICHRISTUS, e, de outro,
1) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
2) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
3) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
4) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
5) Nome_____________________________ , RG._____________________________ ,
doravante denominado(s) somente AUTOR da OBRA caracterizada como artigo acadêmico, intitulado, têm entre si justo e acertado, na melhor forma de direito, o que se segue:
Ao submeter um artigo à Revista Gestão em Análise - ReGeA, os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License (CC-BY-NC-SA). A licença CC-BY-NC-SA permite que outras pessoas utilizem o trabalho de forma não comercial, desde que atribuam crédito aos autores. Isso inclui a possibilidade de remixar, adaptar e criar novos trabalhos a partir do original.
Os autores concedem à ReGeA o direito de primeira publicação, reconhecendo-a como a editora original do trabalho, dado que isto é importante para a integridade da publicação e para a identificação da fonte inicial. E outorgam à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar a obra das seguintes formas: (1) disponibilizar, para fins didáticos, a OBRA no todo ou em partes, vedada a alteração de seu conteúdo textual, ressalvadas correções e formatações que se fizerem necessárias. (2) divulgar partes e/ou a obra completa com o intuito de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas; (3) gravar e reproduzir a obra em qualquer formato, incluindo mídias digitais.
Com essa licença, os autores podem firmar contratos adicionais separadamente para a distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (por exemplo, publicar em repositórios institucionais ou como capítulos de livros), com o devido reconhecimento de autoria e da publicação inicial na ReGeA. Os autores são incentivados a publicar e compartilhar seu trabalho online após a publicação na revista, uma vez que isso pode ampliar a visibilidade e o impacto da obra.
Os autores são responsáveis pelo conteúdo de seus artigos, ao publicar na ReGeA. Os quais afirmam que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo, o que implica que devem garantir que o trabalho seja original e não infrinja direitos de terceiros. Os autores mantêm os direitos autorais de sua obra e concordam em licenciar seu trabalho utilizando uma Licença Pública Internacional Creative Commons, aceitando, assim, os termos e condições dessa licença.
Fortaleza, Ceará, ______________de_________________________ de 20______ .
1) __________________
2) __________________
3) __________________
4) __________________
5) __________________
Pelo Centro Universitário Christus (Unichristus):
__________________















