MARKETING ESPORTIVO E FIDELIDADE: O RELACIONAMENTO DE SÓCIOS-TORCEDORES COM O CENTRAL SPORT CLUB

Sara Verissimo Silva, Adriana Tenório Cordeiro, Paula Gonçalves da Silva

Resumo


Este artigo visa discutir as estratégias de marketing esportivo usadas na gestão do relacionamento com o sócio-torcedor do Central Sport Club, time de Caruaru, no interior de Pernambuco. Considerando o caso do Central Sport Club, foi realizada entrevista com Diretoria de Marketing, e foram aplicados questionários junto a 114 sócios para analisar o nível de relacionamento de cada torcedor com esportes em geral, como eles se definem como torcedor, a representatividade do time Central na vida de cada um e quais os níveis de satisfação com as políticas adotadas pelo clube. Observou-se que o clube se destaca na quantidade de torcedores associados e na satisfação destes com o preço de ingressos e planos de sócios/ categorias. Faz-se necessário, ainda, implementar estratégias para manter a quantidade de sócios adimplentes com o clube, bem como fidelizar novos torcedores, buscando superar dificuldades gerais enfrentadas por clubes brasileiros, mas, em especial, entre times no interior do Estado.


Palavras-chave


Marketing Esportivo; Marketing de Relacionamento; Sócio-torcedor; Fidelidade; Futebol

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p89-105.2021

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