MARKETING ESPORTIVO E FIDELIDADE: O RELACIONAMENTO DE SÓCIOS-TORCEDORES COM O CENTRAL SPORT CLUB

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p89-105.2021

Palabras clave:

Marketing Esportivo, Marketing de Relacionamento, Sócio-torcedor, Fidelidade, Futebol

Resumen

Este artigo visa discutir as estratégias de marketing esportivo usadas na gestão do relacionamento com o sócio-torcedor do Central Sport Club, time de Caruaru, no interior de Pernambuco. Considerando o caso do Central Sport Club, foi realizada entrevista com Diretoria de Marketing, e foram aplicados questionários junto a 114 sócios para analisar o nível de relacionamento de cada torcedor com esportes em geral, como eles se definem como torcedor, a representatividade do time Central na vida de cada um e quais os níveis de satisfação com as políticas adotadas pelo clube. Observou-se que o clube se destaca na quantidade de torcedores associados e na satisfação destes com o preço de ingressos e planos de sócios/ categorias. Faz-se necessário, ainda, implementar estratégias para manter a quantidade de sócios adimplentes com o clube, bem como fidelizar novos torcedores, buscando superar dificuldades gerais enfrentadas por clubes brasileiros, mas, em especial, entre times no interior do Estado.

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Biografía del autor/a

Sara Verissimo Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Bacharel em Administração com ênfase em Marketing de Moda (UPE).

Adriana Tenório Cordeiro, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE.

Paula Gonçalves da Silva, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco (UPE). Doutora em Administração pelo PROPAD/UFPE.

Publicado

2021-04-29

Cómo citar

SILVA, Sara Verissimo; CORDEIRO, Adriana Tenório; SILVA, Paula Gonçalves da. MARKETING ESPORTIVO E FIDELIDADE: O RELACIONAMENTO DE SÓCIOS-TORCEDORES COM O CENTRAL SPORT CLUB. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 89–105, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i1.p89-105.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3228. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos