ASSESSORAMENTO SECRETARIAL ASSOCIADO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA CAPES

Enio Snoeijer, Kátia Denise Moreira, Cibele Barsalini Martins, Luci Maria Aparecida Rodrigues

Resumo


Os Programas de Pós-Graduação têm ampliado sua relevância na contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Nessa direção, o reconhecimento e/ou a manutenção de um Programa de Pós-Graduação é submetido ao processo de avaliação da CAPES, que demanda uma série de informações, as quais necessitam ser efetivamente gerenciadas. Diante disso, objetiva-se verificar como o assessoramento secretarial, associado à gestão da informação, pode colaborar no processo de avaliação da CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS). Para tanto,  utilizaram-se a abordagem qualitativa, por intermédio de um estudo de campo, as pesquisas bibliográfica, documental e a observação participante. Os resultados demonstraram contribuição do assessoramento, alinhado à gestão de informações no PPGEAS, principalmente, àquelas relacionadas às atividades que compõem os indicadores do Sistema de Avaliação da CAPES. Concluiu-se haver possibilidade para uma concreta atuação do secretário executivo, fundamentalmente, nos períodos transitórios da equipe da coordenação, quando o gerenciamento contínuo das informações necessita de suporte qualificado.


Palavras-chave


Gestão da Informação; Sistema de Avaliação; Pós-Graduação; Assessoramento; Secretário Executivo

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p221-239.2020

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