ASSESSORAMENTO SECRETARIAL ASSOCIADO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA CAPES

Autores

  • Enio Snoeijer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Kátia Denise Moreira Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cibele Barsalini Martins Universidade Federal de Santa Catarina
  • Luci Mari Aparecida Rodrigues Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v9i3.p221-239.2020

Palavras-chave:

Gestão da Informação, Sistema de Avaliação, Pós-Graduação, Assessoramento, Secretário Executivo

Resumo

Os Programas de Pós-Graduação têm ampliado sua relevância na contribuição ao desenvolvimento científico e tecnológico do Brasil. Nessa direção, o reconhecimento e/ou a manutenção de um Programa de Pós-Graduação é submetido ao processo de avaliação da CAPES, que demanda uma série de informações, as quais necessitam ser efetivamente gerenciadas. Diante disso, objetiva-se verificar como o assessoramento secretarial, associado à gestão da informação, pode colaborar no processo de avaliação da CAPES, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas (PPGEAS). Para tanto,  utilizaram-se a abordagem qualitativa, por intermédio de um estudo de campo, as pesquisas bibliográfica, documental e a observação participante. Os resultados demonstraram contribuição do assessoramento, alinhado à gestão de informações no PPGEAS, principalmente, àquelas relacionadas às atividades que compõem os indicadores do Sistema de Avaliação da CAPES. Concluiu-se haver possibilidade para uma concreta atuação do secretário executivo, fundamentalmente, nos períodos transitórios da equipe da coordenação, quando o gerenciamento contínuo das informações necessita de suporte qualificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enio Snoeijer, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduado em 2002 no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ocupa o cargo de assistente em administração na UFSC desde 2012. Realizou curso de Especialização em Administração, Gestão Pública e Políticas Sociais na UNIESC em 2014. Graduado em Secretariado Executivo na UFSC (2019) com o recebimento do Mérito Estudantil pelo melhor índice de aproveitamento de curso. Iniciou em março/2019 o curso de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária (PPGAU) da UFSC. É membro do grupo Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec) da UFSC desde 2016 e Vice-Tesoureiro da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC) desde novembro/2019.

Kátia Denise Moreira, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestra Profissional em Administração Universitária pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista em Gestão de Pessoas e Processos pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis (CESUSC). Graduada em Letras - Secretariado Executivo em Inglês pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É Assessora do Gabinete da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina, Professora Voluntária do Departamento de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2019-2021 e Coordenadora do Grupo de Pesquisa Institucional:Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (UFSC). Pesquisadora em Administração, Gestão Universitária e Secretariado. Avaliadora de trabalhos científicos em periódicos e eventos nacionais e internacionais. Autora de diversos trabalhos científicos publicados em periódicos e anais de eventos, dentre eles 17 premiados. Atuou também como Secretária-Geral da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC)/Gestão 2017-2019.

Cibele Barsalini Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora na Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (desde maio de 2014). Doutora (2013) e Mestre (2004) em Administração pelo Programa de pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho. Especialista (2001) em Qualidade nas Organizações (Lato sensu), graduada (2002) em Administração pela Universidade Nove de Julho e graduada (1997) em Secretariado Executivo pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente está como Coordenadora do Grupo de Pesquisa (2016) "Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado. Foi Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração do Centro Socioeconômico da UFSC (Gestão 2017-2019); Editora Científica da Revista Gestão e Secretariado entre os anos de 2010 a 2018, atuou (2016-2017) como Coordenadora do curso de graduação em Administração no Centro Socioeconômico da UFSC e como Coordenadora Nacional do Curso de Secretariado Executivo e professora adjunta na Universidade Paulista (2004 a 2010), professora na Universidade Nove de Julho (2000-2003 e 2011-2014) e Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado - ABPSEC (gestão 2013-2015).

Luci Mari Aparecida Rodrigues, Universidade Federal de Santa Catarina

Estudante de Doutorado em Administração na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - linha de pesquisa: Gestão Universitária. Mestra em Administração e Especialista em Sistemas de Planejamento e Gestão Empresarial, ambos pela UFSC. Bacharela em Secretariado Executivo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Secretária Executiva no Centro Socioeconômico da UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa e Prática em Gestão e Secretariado (PPGSec/UFSC) e da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado (ABPSEC). Parecerista em periódicos científicos. Faz parte de Comitês Científicos de eventos de Secretariado. Interesses de pesquisa: Gestão Universitária, Secretariado Executivo e Gestão Estratégica.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

SNOEIJER, Enio; MOREIRA, Kátia Denise; MARTINS, Cibele Barsalini; RODRIGUES, Luci Mari Aparecida. ASSESSORAMENTO SECRETARIAL ASSOCIADO À GESTÃO DA INFORMAÇÃO NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA CAPES. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 9, n. 3, p. 221–239, 2020. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v9i3.p221-239.2020. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3241. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos