RESPONSABILIDADE SOCIAL UNIVERSITÁRIA LEVINASIANA E A FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL SOB O OLHAR DE DISCENTES DE SECRETARIADO EXECUTIVO

Conceição de Maria Pinheiro Barros, Sara Costa Gonçalves

Resumo


Este trabalho tem por objetivo analisar as contribuições da participação em ações de Responsabilidade Social Universitária, na perspectiva levinasiana, para a formação da consciência social, na percepção de discentes de Secretariado Executivo. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva, por meio de um levantamento teórico e um estudo de campo com a participação de quatro representantes discentes do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. Como técnica de pesquisa, definiu-se a entrevista reflexiva e utilizou-se um roteiro, como instrumento de coleta de dados.   Para a análise das informações, recorreu-se à técnica de análise reflexiva. Concluiu-se que participar de ações de Responsabilidade Social Universitária proporciona contato com o diferente e, dessa forma, o sujeito amplia sua visão sobre a sociedade, gera alteridade e respeito às diferenças e senso de responsabilidade para com o Outro, culminando no desenvolvimento de uma consciência social.


Palavras-chave


Responsabilidade Social Universitária; Consciência Social; Secretariado Executivo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p62-79.2021

Direitos autorais 2021 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.