COMPETÊNCIAS GERAIS REQUERIDAS AOS PROFISSIONAIS DA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UMA PROPOSTA PARA TRABALHADORES DO SETOR INDUSTRIAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p146-166.2021

Palavras-chave:

Competência Geral, Quarta Revolução Industrial, Indústria 4.0, Sociedade em Transformação Digital

Resumo

A partir da Terceira Revolução Industrial, quando o trabalho deixou de ser focado na tarefa, exigindo profissionais com um conjunto de competências além das competências técnicas para sua função, surgem vários estudos organizacionais e científicos apontando a lacuna sobre as competências essenciais que os profissionais devem desenvolver, bem como a importância da requalificação dos trabalhadores, pois ter profissionais com as competências certas apresenta-se sinônimo de vantagem competitiva. Com o avançar da Sociedade em Transformação Digital e sua crescente adoção de novas tecnologias, surge a questão de pesquisa: quais seriam as competências gerais que os profissionais do setor industrial da Sociedade em Transformação Digital precisam desenvolver? Neste contexto, esta pesquisa tem o objetivo de identificar as Competências Gerais requeridas aos profissionais do setor industrial da Sociedade em Transformação Digital. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórico-empírica, utilizando-se da pesquisa bibliográfica exploratória e do método de revisão sistemática da literatura para a identificação das competências sugeridas pela ciência, pela técnica de grupo focal e uma entrevista com especialistas para a verificação de consistência dos resultados e validação das Competências Gerais propostas em campo. O resultado alcançado foi uma Matriz de Competências Gerais requeridas aos profissionais do setor industrial da Sociedade em Transformação Digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Regina Wundrack do Amaral Aires, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestra em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Patricia de Sá Freire, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento

Downloads

Publicado

2021-09-09

Como Citar

AIRES, Regina Wundrack do Amaral; FREIRE, Patricia de Sá. COMPETÊNCIAS GERAIS REQUERIDAS AOS PROFISSIONAIS DA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UMA PROPOSTA PARA TRABALHADORES DO SETOR INDUSTRIAL. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 146–166, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i2.p146-166.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3452. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos