COMPETÊNCIAS GERAIS REQUERIDAS AOS PROFISSIONAIS DA SOCIEDADE EM TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: UMA PROPOSTA PARA TRABALHADORES DO SETOR INDUSTRIAL

Regina Wundrack do Amaral Aires, Patricia de Sá Freire

Resumo


A partir da Terceira Revolução Industrial, quando o trabalho deixou de ser focado na tarefa, exigindo profissionais com um conjunto de competências além das competências técnicas para sua função, surgem vários estudos organizacionais e científicos apontando a lacuna sobre as competências essenciais que os profissionais devem desenvolver, bem como a importância da requalificação dos trabalhadores, pois ter profissionais com as competências certas apresenta-se sinônimo de vantagem competitiva. Com o avançar da Sociedade em Transformação Digital e sua crescente adoção de novas tecnologias, surge a questão de pesquisa: quais seriam as competências gerais que os profissionais do setor industrial da Sociedade em Transformação Digital precisam desenvolver? Neste contexto, esta pesquisa tem o objetivo de identificar as Competências Gerais requeridas aos profissionais do setor industrial da Sociedade em Transformação Digital. Para tal, foi realizada uma pesquisa teórico-empírica, utilizando-se da pesquisa bibliográfica exploratória e do método de revisão sistemática da literatura para a identificação das competências sugeridas pela ciência, pela técnica de grupo focal e uma entrevista com especialistas para a verificação de consistência dos resultados e validação das Competências Gerais propostas em campo. O resultado alcançado foi uma Matriz de Competências Gerais requeridas aos profissionais do setor industrial da Sociedade em Transformação Digital.


Palavras-chave


Competência Geral; Quarta Revolução Industrial; Indústria 4.0; Sociedade em Transformação Digital

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p146-166.2021

Direitos autorais 2021 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.