ANÁLISE CLASSIFICATÓRIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AO RENDIMENTO NO ENADE E NO EXAME DE SUFICIÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p175-195.2021

Palavras-chave:

Curso de Ciências Contábeis, Enade, Exame de Suficiência, Árvore de classificação

Resumo

Este estudo analisa as características dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, classificando-os quanto aos melhores e aos piores desempenhos no Enade e no Exame de Suficiência, assim como desenvolve análises descritivas e comparativas entre os desempenhos dos cursos nos dois exames e a possível associação entre os resultados dos referidos exames, fundamentando a discussão das relações à luz da Teoria da Função da Produção educacional no âmbito do curso de Ciências Contábeis. Com abordagem quantitativa e classificatória, o estudo abrange técnicas de estatística descritiva, análise de correlação e estatística multivariada, com o uso de árvore de classificação (método chaid). A amostra foi composta por 746 cursos de Ciências Contábeis, com um total de 7.460 observações sobre as variáveis características dos cursos. Verificou-se que existe uma correlação positiva entre os resultados no Enade e no Exame de Suficiência, e que os cursos das Universidades Federais do Sul e Sudeste estão entre os que apresentam os melhores desempenhos nos exames, enquanto os cursos da Região Norte predominam entre os que apresentam os piores desempenhos.

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Biografia do Autor

Francisco Juanito Costa da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Mestre em administração e controladoria, cientista atuarial e data science. Espeicialista em metodos quantitativos e análise multivariada de dados.

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Publicado

2021-05-05

Como Citar

SILVA, Francisco Juanito Costa da; CAVALCANTE, Danival Sousa. ANÁLISE CLASSIFICATÓRIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AO RENDIMENTO NO ENADE E NO EXAME DE SUFICIÊNCIA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 175–195, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i1.p175-195.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3500. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos