ANÁLISE CLASSIFICATÓRIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AO RENDIMENTO NO ENADE E NO EXAME DE SUFICIÊNCIA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i1.p175-195.2021

Keywords:

Curso de Ciências Contábeis, Enade, Exame de Suficiência, Árvore de classificação

Abstract

Este estudo analisa as características dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, classificando-os quanto aos melhores e aos piores desempenhos no Enade e no Exame de Suficiência, assim como desenvolve análises descritivas e comparativas entre os desempenhos dos cursos nos dois exames e a possível associação entre os resultados dos referidos exames, fundamentando a discussão das relações à luz da Teoria da Função da Produção educacional no âmbito do curso de Ciências Contábeis. Com abordagem quantitativa e classificatória, o estudo abrange técnicas de estatística descritiva, análise de correlação e estatística multivariada, com o uso de árvore de classificação (método chaid). A amostra foi composta por 746 cursos de Ciências Contábeis, com um total de 7.460 observações sobre as variáveis características dos cursos. Verificou-se que existe uma correlação positiva entre os resultados no Enade e no Exame de Suficiência, e que os cursos das Universidades Federais do Sul e Sudeste estão entre os que apresentam os melhores desempenhos nos exames, enquanto os cursos da Região Norte predominam entre os que apresentam os piores desempenhos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Francisco Juanito Costa da Silva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

Mestre em administração e controladoria, cientista atuarial e data science. Espeicialista em metodos quantitativos e análise multivariada de dados.

Published

2021-05-05

How to Cite

SILVA, Francisco Juanito Costa da; CAVALCANTE, Danival Sousa. ANÁLISE CLASSIFICATÓRIA DOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS QUANTO AO RENDIMENTO NO ENADE E NO EXAME DE SUFICIÊNCIA. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 10, n. 1, p. 175–195, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i1.p175-195.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3500. Acesso em: 22 jul. 2024.

Issue

Section

ARTICLES