CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS NO PROCESSO DE ANÁLISE SOCIOECONÔMICA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Lilian Wrzesinski Simon, Marcel Eduard Armanini, Jucelio Kulmann de Medeiros

Resumo


O objetivo deste artigo é propor estratégias de capacitação das equipes técnicas responsáveis pelo processo de Análise Socioeconômica (AS) dos estudantes de graduação. A pesquisa é de natureza aplicada, caracterizada como descritiva e de abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e documental, baseada em fontes de dados secundários. A análise realizada na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) apontou a necessidade de revisão do processo de AS e da elaboração de trilhas de capacitação para os profissionais de serviço social e administrativo, especialmente no que se refere à análise de renda e à avaliação de bens patrimoniais. As carências de profissionais observadas dificultam o afastamento desses profissionais por longos períodos. Portanto, essas ações de capacitação precisam ser ofertadas como programas de capacitação em serviço. A unificação da metodologia de análise de renda da matrícula e da AS também poderá reduzir etapas no processo de avaliação cadastral, conferindo maior agilidade e evitando retrabalhos.


Palavras-chave


Gestão de Processos; Gestão por Competências; Trilhas de capacitação; Assistência Estudantil; Análise Socioeconômica

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i2.p100-114.2021

Direitos autorais 2021 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.