A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO PROGRAMA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UMA ANÁLISE EM UM POSTO DE ATENDIMENTO SEBRAE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p108-122.2021

Palavras-chave:

empreendedorismo, microempreendedor individual, mulher empreendedora

Resumo

O presente trabalho objetivou caracterizar e analisar a participação feminina no Programa Microempreendedor Individual (MEI), no intuito de se traçar um perfil da mulher formalizada. Para tanto, o trabalho foi confeccionado com base em pesquisas bibliográficas e por meio da aplicação de um formulário em um Posto de Atendimento Sebrae, consultando 33 microempreendedoras. Mediante a aplicação de técnicas quanti-quali, destacam-se as seguintes conclusões do estudo: sociodemograficamente, o perfil apresentado pelas entrevistadas se alinha ao perfil traçado por outros estudos. No que se refere ao Programa MEI, o perfil aqui verificado pouco diverge do Perfil Geral do Microempreendedor, destacando-se a maior informalidade da mulher antes do registro e os benefícios previdenciários como fortes motivadores para a inscrição no referido programa. Considerando os motivos e as barreiras por elas enfrentadas, percebeu-se o desejo por independência, tendo como aspecto negativo a multiplicidade de papéis sociais: esposa, mãe e dona de um negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Edson Coelho Azevedo, Universidade Federal do Ceará

Edson Coelho é formado em Administração pela Universidade Federal do Ceará, tendo concluído o curso no ano de 2019. Atualmente é funcionário do Banco do Nordeste (BNB).

Kilvia Souza Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta da FEAAC/UFC

Marcia Zabdiele Moreira, Universidade Federal do Ceará

Professora Adjunta da FEAAC/UFC

Andre Vasconcelos Ferreira, Universidade Federal do Ceará

Professor Adjunto da FEAAC/UFC

Downloads

Publicado

2021-11-09

Como Citar

AZEVEDO, Francisco Edson Coelho; FERREIRA, Kilvia Souza; MOREIRA, Marcia Zabdiele; FERREIRA, Andre Vasconcelos. A PARTICIPAÇÃO FEMININA NO PROGRAMA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL: UMA ANÁLISE EM UM POSTO DE ATENDIMENTO SEBRAE. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 108–122, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i3.p108-122.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3831. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos