COMUNICAÇÃO ENTRE CONTROLE INTERNO E UNIDADES GESTORAS VINCULADAS: UMA ANÁLISE NA 5ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO

Sergio Luis Tosta de Santana, Hans Peder Behling

Resumo


A comunicação entre Unidade de Controle Interno (UCI) e Unidades Gestoras Vinculadas (UGV), organizações da Administração Pública, tem essencial relevância para que os assuntos tratados entre elas sejam perfeitamente compreendidos. A Nota Informativa Especial da 5ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (NIEsp), meio de comunicação entre UCI e UGV, consolida normas, orientações e interpretações sobre temas variados, acerca da correta maneira de execução de procedimentos pelos agentes da administração (Agts. Adms.) no âmbito do Exército Brasileiro. Assim, em um contexto que imprime a relevância da comunicação organizacional, o presente estudo tem como objetivo geral aferir a eficácia da NIEsp, na comunicação entre UCI e UGV. O método utilizado foi a pesquisa exploratória bibliográfica, associada à abordagem quantitativa com base em uma pesquisa aplicada, com as percepções das UGVs. Os resultados apontaram significância na utilização da NIEsp pelos Agts. Adms., demonstrando a importância da comunicação entre as unidades.


Palavras-chave


comunicação organizacional; controle interno; gestão e eficiência

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p123-139.2021

Direitos autorais 2021 Revista Gestão em Análise

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.
Unichristus 2016. Todos os direitos reservados.