COMUNICAÇÃO ENTRE CONTROLE INTERNO E UNIDADES GESTORAS VINCULADAS: UMA ANÁLISE NA 5ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v10i3.p123-139.2021

Palavras-chave:

comunicação organizacional, controle interno, gestão e eficiência

Resumo

A comunicação entre Unidade de Controle Interno (UCI) e Unidades Gestoras Vinculadas (UGV), organizações da Administração Pública, tem essencial relevância para que os assuntos tratados entre elas sejam perfeitamente compreendidos. A Nota Informativa Especial da 5ª Inspetoria de Contabilidade e Finanças do Exército (NIEsp), meio de comunicação entre UCI e UGV, consolida normas, orientações e interpretações sobre temas variados, acerca da correta maneira de execução de procedimentos pelos agentes da administração (Agts. Adms.) no âmbito do Exército Brasileiro. Assim, em um contexto que imprime a relevância da comunicação organizacional, o presente estudo tem como objetivo geral aferir a eficácia da NIEsp, na comunicação entre UCI e UGV. O método utilizado foi a pesquisa exploratória bibliográfica, associada à abordagem quantitativa com base em uma pesquisa aplicada, com as percepções das UGVs. Os resultados apontaram significância na utilização da NIEsp pelos Agts. Adms., demonstrando a importância da comunicação entre as unidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sergio Luis Tosta de Santana, Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI

Mestrado Profissional em Gestão, Internacionalização e Logística da UNIVALI.Pós-graduação em Engenharia de Produção - PUC/PR.Graduação em Administração de Empresas- UCSal

Hans Peder Behling, Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Doutor em Ciências da Linguagem (UNISUL/2013), Bolsista PDSE-CAPES (Université de Montréal/2012), Mestre em Ciências da Linguagem (UNISUL/2006), Especialista em Gestão Estratégica de Negócios (FURB-INPG/2001), Bacharel em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda (FURB/1999). Atua na UNIVALI (Universidade do Vale do Itajaí) como professor no PMPGIL (Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística), como coordenador e professor no Curso de Pós-Graduação em Marketing Criativo, e como coordenador e professor do Curso de Graduação em Publicidade e Propaganda. Experiência de mercado na área de Marketing, Comunicação, Publicidade e Propaganda.

Downloads

Publicado

2021-11-10

Como Citar

SANTANA, Sergio Luis Tosta de; BEHLING, Hans Peder. COMUNICAÇÃO ENTRE CONTROLE INTERNO E UNIDADES GESTORAS VINCULADAS: UMA ANÁLISE NA 5ª INSPETORIA DE CONTABILIDADE E FINANÇAS DO EXÉRCITO. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 123–139, 2021. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v10i3.p123-139.2021. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/3851. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos