REPUTAÇÃO E CAPITAL SOCIAL COMO FATORES INFLUENCIADORES NO FUNCIONAMENTO DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS

Autores

  • Cassiano de Andrade Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Ernesto Michelangelo Giglio Universidade Paulista – UNIP

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i2.p57-76.2022

Palavras-chave:

reputação, capital social, redes de empresas, supermercados

Resumo

O objetivo do trabalho foi caracterizar a influência da reputação e do capital social dos associados/gestores no funcionamento de uma rede de supermercados. O tema é relevante, considerando o incremento do formato de redes nos negócios e da necessidade de se aprofundar o conhecimento dos fatores presentes na operacionalidade dos grupos. A pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e descritiva. Investigou-se o caso da Rede Delta de Supermercados (nome fictício), e os sujeitos foram os associados/gestores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas com a técnica de análise de conteúdo, considerando a narrativa como unidade de investigação. Os resultados mostraram que a variável de reputação é importante para o relacionamento entre os associados e que os participantes do grupo não querem se relacionar com associados/gestores, ou mesmo empresas que são percebidas como uma reputação ruim. O capital social construído pelos atores também se apresentou como variável importante na funcionalidade da rede, uma vez que aproxima os atores nos valores e nas ações. Um limite do trabalho é que não foi possível estabelecer uma clara associação entre a reputação e o capital social, deixando em aberto se essa associação teria um efeito multiplicador na ótima funcionalidade da rede. O artigo contribui para o aprofundamento do conhecimento dos fatores relevantes de funcionalidade das redes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano de Andrade Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras; Professor Substituto do IFSULDEMINAS – campus Carmo de Minas; Alameda Murilo Eugênio Rubião, s/nº Carmo de Minas - MG, CEP: 37.472-000; Cel. (35) 9 9123-2983; e-mail: cassianoferreira99@hotmail.com.

Luiz Marcelo Antonialli, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-FEA/USP; Professor Titular da Universidade Federal de Lavras; Universidade Federal de Lavras, s/nº, Bairro Aquenta Sol, Lavras – MG, CEP: 37.200-000; Tel. (35) 3829-1461; e-mail: lmantonialli@dae.ufla.br.

Ernesto Michelangelo Giglio, Universidade Paulista – UNIP

Pós-Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras; Professor e Pesquisador do Programa de Pós graduação em Administração da Universidade Paulista – UNIP; Tel. (11) 5586-4132; e-mail: ernesto.giglio@gmail.com.

Downloads

Publicado

2022-05-24

Como Citar

FERREIRA, Cassiano de Andrade; ANTONIALLI, Luiz Marcelo; GIGLIO, Ernesto Michelangelo. REPUTAÇÃO E CAPITAL SOCIAL COMO FATORES INFLUENCIADORES NO FUNCIONAMENTO DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 57–76, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i2.p57-76.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4065. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos