REPUTAÇÃO E CAPITAL SOCIAL COMO FATORES INFLUENCIADORES NO FUNCIONAMENTO DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS

Autores/as

  • Cassiano de Andrade Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Marcelo Antonialli Universidade Federal de Lavras
  • Ernesto Michelangelo Giglio Universidade Paulista – UNIP

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i2.p57-76.2022

Palabras clave:

reputação, capital social, redes de empresas, supermercados

Resumen

O objetivo do trabalho foi caracterizar a influência da reputação e do capital social dos associados/gestores no funcionamento de uma rede de supermercados. O tema é relevante, considerando o incremento do formato de redes nos negócios e da necessidade de se aprofundar o conhecimento dos fatores presentes na operacionalidade dos grupos. A pesquisa se caracteriza por ser qualitativa e descritiva. Investigou-se o caso da Rede Delta de Supermercados (nome fictício), e os sujeitos foram os associados/gestores. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, analisadas com a técnica de análise de conteúdo, considerando a narrativa como unidade de investigação. Os resultados mostraram que a variável de reputação é importante para o relacionamento entre os associados e que os participantes do grupo não querem se relacionar com associados/gestores, ou mesmo empresas que são percebidas como uma reputação ruim. O capital social construído pelos atores também se apresentou como variável importante na funcionalidade da rede, uma vez que aproxima os atores nos valores e nas ações. Um limite do trabalho é que não foi possível estabelecer uma clara associação entre a reputação e o capital social, deixando em aberto se essa associação teria um efeito multiplicador na ótima funcionalidade da rede. O artigo contribui para o aprofundamento do conhecimento dos fatores relevantes de funcionalidade das redes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Cassiano de Andrade Ferreira, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras; Professor Substituto do IFSULDEMINAS – campus Carmo de Minas; Alameda Murilo Eugênio Rubião, s/nº Carmo de Minas - MG, CEP: 37.472-000; Cel. (35) 9 9123-2983; e-mail: cassianoferreira99@hotmail.com.

Luiz Marcelo Antonialli, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade-FEA/USP; Professor Titular da Universidade Federal de Lavras; Universidade Federal de Lavras, s/nº, Bairro Aquenta Sol, Lavras – MG, CEP: 37.200-000; Tel. (35) 3829-1461; e-mail: lmantonialli@dae.ufla.br.

Ernesto Michelangelo Giglio, Universidade Paulista – UNIP

Pós-Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras; Professor e Pesquisador do Programa de Pós graduação em Administração da Universidade Paulista – UNIP; Tel. (11) 5586-4132; e-mail: ernesto.giglio@gmail.com.

Publicado

2022-05-24

Cómo citar

FERREIRA, Cassiano de Andrade; ANTONIALLI, Luiz Marcelo; GIGLIO, Ernesto Michelangelo. REPUTAÇÃO E CAPITAL SOCIAL COMO FATORES INFLUENCIADORES NO FUNCIONAMENTO DE UMA REDE DE SUPERMERCADOS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 57–76, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i2.p57-76.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4065. Acesso em: 5 feb. 2025.

Número

Sección

Artículos