TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO (TD&E): CARACTERÍSTICAS E CRENÇAS EM UMA EMPRESA INTENSIVA EM TECNOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i2.p127-142.2022

Palavras-chave:

aprendizagem, TD&E, aceitabilidade de treinamento, crenças, análise multivariada

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as crenças sobre treinamento em uma empresa de tecnologia com atuação na área de telecomunicações. O método, do tipo survey, utilizou amostragem probabilística aleatória simples e tratamento quantitativo. Os dados foram obtidos com a utilização da Escala de Crenças sobre Sistemas de Treinamento Desenvolvimento e Educação, conforme Mourão et al. (2012). Os escores revelaram crenças favoráveis ao treinamento na organização. A análise de agrupamentos identificou quatro grupos e mostrou que 18,70% (23) dos respondentes consideram que o levantamento de necessidades de treinamento precisa ser aprimorado. A regressão linear múltipla confirmou a relação de dependência entre as crenças nos resultados e processos de treinamentos e a contribuição dos treinamentos para os indivíduos e as organizações e a necessidade de um processo de identificação de necessidades adequado e cuidadoso. A conclusão recomenda o aprofundamento do estudo, mas sinaliza favoravelmente à aceitação das ações e do treinamento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Edwiges Sobral Sampaio, Universidade Federal do Pará

Possui graduação pela Universidade Federal do Pará(2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade e Mestrado em Administração

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa)

Priscila Eny Oliveira, Universidade Federal do Pará

Secretária Executiva no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2014 e Professora Substituta das disciplinas Técnicas Secretariais, Redação Oficial e Empresarial e Estágio Supervisionado I e II no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde 2019. Membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado. Mestra em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (PPGGP/NAEA/UFPA), 4ª Turma - 2015/2017. Especialista MBA em Assessoria Executiva à distância (EaD) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2015). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (2012) e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará (2010). Avaliadora de trabalhos científicos em livros e eventos nacionais. Ministra cursos de capacitação e palestras na área de Excelência no Atendimento ao Público, Comunicação Empresarial e Elaboração de Documentos Oficiais e Empresariais. Possui interesse de pesquisa nas áreas: Gestão Secretarial, Assessoria Executiva, Gestão Pública, Secretariado Executivo, Aprendizagem Informal, Produtividade, Comunicação, Criatividade, Inteligência Emocional e Excelência no Atendimento ao Público

Waldemar Henrique Viana Álvares, Universidade Federal do Pará

Mestre em Gestão Pública (2020) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Docência no Ensino Superior (2015) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI e Licenciado Pleno em Letras - Língua Portuguesa (2011) pela UFPA. Tem experiência docente em Língua Portuguesa, Produção Textual, trabalhando com Sequências Didáticas e Gêneros Textuais. Possui conhecimentos em Sociolinguística, destacando-se a análise conforme a perspectiva Variacionista. Atuou como Coordenador, em Cametá-PA, do Polo de Apoio Presencial do Centro de Educação e Formação da Amazônia, instituição outrora parceira do Centro Universitário Leonardo da Vinci na promoção de Cursos de Graduação a Distância. No Serviço Público Estadual, gerenciou diferentes Coordenadorias e uma Diretoria Administrativa e Financeira, atuando, diretamente, no Orçamento, Planejamento e Licitações, auxiliando, ainda, no Controle Interno. Na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Belém-PA (Concurso n. 001/2012), atuou no Gabinete do Secretário e, principalmente, na Execução Orçamentária (Núcleo de Assessoramento e Gestão do Fundo Municipal de Saúde). Atualmente, é Assistente em Administração (Concurso TAE 2015) na Universidade Federal do Pará, onde exerce a função de Diretor de Planejamento da Força de Trabalho e Desempenho (DIPLAD/PROGEP).

Carlos Henrique Andrade Mancebo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Graduado em Economia pela UNAMA (1998), Pós-Graduação (MBA em Gestão Empresarial) pela FGV (2001) com extensão na Ohio University (Athens-EUA - 2008) e Mestrado em Economia na UNAMA (2009). Tem capacitação em Empreendedorismo no Babson College (Boston-EUA - 2011). Possui 21 anos de vivência empresarial comprovada (sendo 10 anos como sócio Administrador), onde atuou com Gestão de Empresas com ênfase em Serviços Financeiros. Experiência docente (desde 2003) em cursos de Tecnólogos, Graduação, Pós-Graduação e MBA´s. Tem interesse nos seguintes temas: Finanças, Gestão Pública e Administração (com ênfase em Gestão Organizacional). Atualmente é Professor de Economia do curso de Gestão Pública do IFPA.

Downloads

Publicado

2022-06-28

Como Citar

SAMPAIO, Camila Edwiges Sobral; MATTOS, Carlos André Corrêa de; OLIVEIRA, Priscila Eny; ÁLVARES, Waldemar Henrique Viana; MANCEBO, Carlos Henrique Andrade. TREINAMENTO, DESENVOLVIMENTO E EDUCAÇÃO (TD&E): CARACTERÍSTICAS E CRENÇAS EM UMA EMPRESA INTENSIVA EM TECNOLOGIA. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 127–142, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i2.p127-142.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4149. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos