TRAINING, DEVELOPMENT, AND EDUCATION (TD&E): CHARACTERISTICS AND BELIEFS IN A TECHNOLOGY-INTENSIVE COMPANY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i2.p127-142.2022

Keywords:

beliefs, learning, TD&E, multivariate analysis, training acceptability

Abstract

This paper aims to study the beliefs about training in a technology company operating in the telecommunication field. The survey-type method used simple random probability sampling and quantitative treatment. Data were obtained by the Scale of Beliefs about Training Systems Development and Education, as shown in Mourão et al. (2012). The scores showed favorable beliefs about training in the organization. The cluster analysis identified four groups and showed that 18.70% (23) of the respondents suggest improvements to the survey of training needs. Multiple linear regression ascertained the dependency relationship among beliefs in training outcomes and processes, the contribution of training to individuals and organizations, and the need for a proper and careful needs identification process. The conclusion recommends further study, but it points out favorably regarding the acceptance of training actions.

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Author Biographies

Camila Edwiges Sobral Sampaio, Universidade Federal do Pará

Possui graduação pela Universidade Federal do Pará(2018). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Faculdade e Mestrado em Administração

Doutor em Ciências Agrárias (2012) pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional (2008) pela Universidade de Taubaté (Unitau). Cursou MBA em Gestão Empresarial (2004) e Gerenciamento de Projetos (2005) pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Bacharel em Administração (2002) pela Universidade da Amazônia (Unama), na trajetória profissional atuou em organizações públicas e privadas. Dentre as áreas de concentração, destacam-se: Gestão de Organizações Públicas, Competitividade, Agronegócio e Organização Agroindustrial. Atualmente é professor da Faculdade de Administração (FAAD) da Universidade Federal do Pará (UFPa)

Priscila Eny Oliveira, Universidade Federal do Pará

Secretária Executiva no Gabinete da Reitoria da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2014 e Professora Substituta das disciplinas Técnicas Secretariais, Redação Oficial e Empresarial e Estágio Supervisionado I e II no Curso de Secretariado Executivo Trilíngue da Universidade do Estado do Pará (UEPA) desde 2019. Membro efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa em Secretariado. Mestra em Gestão Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA (PPGGP/NAEA/UFPA), 4ª Turma - 2015/2017. Especialista MBA em Assessoria Executiva à distância (EaD) pelo Centro Universitário Internacional UNINTER (2015). Bacharel em Secretariado Executivo Trilíngue pela Universidade do Estado do Pará (2012) e Bacharel em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Pará (2010). Avaliadora de trabalhos científicos em livros e eventos nacionais. Ministra cursos de capacitação e palestras na área de Excelência no Atendimento ao Público, Comunicação Empresarial e Elaboração de Documentos Oficiais e Empresariais. Possui interesse de pesquisa nas áreas: Gestão Secretarial, Assessoria Executiva, Gestão Pública, Secretariado Executivo, Aprendizagem Informal, Produtividade, Comunicação, Criatividade, Inteligência Emocional e Excelência no Atendimento ao Público

Waldemar Henrique Viana Álvares, Universidade Federal do Pará

Mestre em Gestão Pública (2020) pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA), Especialista em Docência no Ensino Superior (2015) pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI e Licenciado Pleno em Letras - Língua Portuguesa (2011) pela UFPA. Tem experiência docente em Língua Portuguesa, Produção Textual, trabalhando com Sequências Didáticas e Gêneros Textuais. Possui conhecimentos em Sociolinguística, destacando-se a análise conforme a perspectiva Variacionista. Atuou como Coordenador, em Cametá-PA, do Polo de Apoio Presencial do Centro de Educação e Formação da Amazônia, instituição outrora parceira do Centro Universitário Leonardo da Vinci na promoção de Cursos de Graduação a Distância. No Serviço Público Estadual, gerenciou diferentes Coordenadorias e uma Diretoria Administrativa e Financeira, atuando, diretamente, no Orçamento, Planejamento e Licitações, auxiliando, ainda, no Controle Interno. Na Secretaria Municipal de Saúde do Município de Belém-PA (Concurso n. 001/2012), atuou no Gabinete do Secretário e, principalmente, na Execução Orçamentária (Núcleo de Assessoramento e Gestão do Fundo Municipal de Saúde). Atualmente, é Assistente em Administração (Concurso TAE 2015) na Universidade Federal do Pará, onde exerce a função de Diretor de Planejamento da Força de Trabalho e Desempenho (DIPLAD/PROGEP).

Carlos Henrique Andrade Mancebo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

Graduado em Economia pela UNAMA (1998), Pós-Graduação (MBA em Gestão Empresarial) pela FGV (2001) com extensão na Ohio University (Athens-EUA - 2008) e Mestrado em Economia na UNAMA (2009). Tem capacitação em Empreendedorismo no Babson College (Boston-EUA - 2011). Possui 21 anos de vivência empresarial comprovada (sendo 10 anos como sócio Administrador), onde atuou com Gestão de Empresas com ênfase em Serviços Financeiros. Experiência docente (desde 2003) em cursos de Tecnólogos, Graduação, Pós-Graduação e MBA´s. Tem interesse nos seguintes temas: Finanças, Gestão Pública e Administração (com ênfase em Gestão Organizacional). Atualmente é Professor de Economia do curso de Gestão Pública do IFPA.

Published

2022-06-28

How to Cite

SAMPAIO, Camila Edwiges Sobral; MATTOS, Carlos André Corrêa de; OLIVEIRA, Priscila Eny; ÁLVARES, Waldemar Henrique Viana; MANCEBO, Carlos Henrique Andrade. TRAINING, DEVELOPMENT, AND EDUCATION (TD&E): CHARACTERISTICS AND BELIEFS IN A TECHNOLOGY-INTENSIVE COMPANY. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 127–142, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i2.p127-142.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4149. Acesso em: 22 jul. 2024.

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