EDUCAÇÃO EM MARKETING: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA ANCORADA NO SÉCULO XXI (2001 – 2020)

Autores

  • Jailson Santana Carneiro Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST)
  • Janayna Souto Leal Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Madiã Marcela Fernandes Vasconcelos INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)
  • Wanderberg Alves Brandão Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
  • Rita de Cássia de Faria Pereira Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i2.p170-183.2022

Palavras-chave:

educação em marketing, análise bibliométrica, século XXI

Resumo

O estudo tem como objetivo extrair o mapeamento e a caracterização da produção científica acerca da educação em marketing no século XXI (2001 – 2020). O procedimento adotado foi o bibliométrico, no qual se utilizou a plataforma Web of Science para a busca dos artigos que, após os procedimentos de filtragem, resultou em 72 trabalhos. Os softwares Excel e VOSviewer© deram suporte aos procedimentos de análise. Os resultados demonstram que, no século vigente, mais especificamente a partir de 2015, o interesse pelo tema tem encontrado um crescimento contínuo. O periódico com o maior número de artigos publicados é o mais influente em número de citações e, expressivamente, as instituições de ensino e os journals norte-americanos dominam as publicações na área. Por fim, é importante ainda destacar que a educação em marketing deve adotar diferentes paradigmas por meio dos movimentos de hibridismo e domesticação do conhecimento para melhor apropriação e aplicabilidade dos conceitos.

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Biografia do Autor

Jailson Santana Carneiro, Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST)

Professor Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco - Unidade Acadêmica de Serra Talhada (UFRPE-UAST). Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB).

Janayna Souto Leal, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB).

Madiã Marcela Fernandes Vasconcelos, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)

Professora do Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Alagoas (IFAL)

Wanderberg Alves Brandão, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba (PPGA-UFPB). Professor Assistente da Universidade de Pernambuco - Campus Salgueiro.

Rita de Cássia de Faria Pereira, Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

2022-06-30

Como Citar

CARNEIRO, Jailson Santana; LEAL, Janayna Souto; VASCONCELOS, Madiã Marcela Fernandes; BRANDÃO, Wanderberg Alves; PEREIRA, Rita de Cássia de Faria. EDUCAÇÃO EM MARKETING: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA ANCORADA NO SÉCULO XXI (2001 – 2020). Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 11, n. 2, p. 170–183, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i2.p170-183.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4300. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos