GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE: REFLEXOS DA ADESÃO AO PROGRAMA DE MESTRADO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL PROFNIT

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v11i3.p25-38.2022

Palavras-chave:

mestrado PROFNIT, universidades e institutos federais, propriedade intelectual

Resumo

A inovação tecnológica, por meio da pesquisa científica, promove o acesso ao conhecimento, sobretudo nas instituições de ensino superior, necessitando de mecanismos que promovam ações inovadoras e gerenciem o conhecimento produzido. Este estudo buscou, mediante pesquisa descritiva, bibliográfica e documental, evidenciar a importância do PROFNIT nas universidades e nos institutos federais do Nordeste. Foram analisados dados obtidos nos sítios virtuais das instituições pesquisadas e no site do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), demonstrando sua relevância para a produção científica junto aos núcleos de inovação tecnológica (NIT’s) e gestão da propriedade intelectual. Os resultados permitiram observar que a participação de universidades e institutos federais no programa de mestrado PROFNIT esteve, intimamente, relacionada à quantidade de depósitos de patentes registradas das instituições nos anos que se seguiram, após a adesão ao programa, representando um avanço na valorização da proteção da produção científica nestas instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonas Marques Pereira, Universidade Federal de Alagoas

Possui curso Técnico de Segurança do Trabalho pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI/AL (2015). Técnico de Legislação e Higiene de Alimentos e Elaboração de Cardápios pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2015). Graduação em Processos Gerenciais pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (2016). Especialização em Gestão Pública pela Faculdade Cidade Verde - FCV (2019). Especialização em Planejamento e Orçamento Público pela Faculdade Cidade Verde - FCV (2019). Mestrando em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação.

João Paulo Lima Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (2005), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente professor assosiado II da Universidade Federal de Alagoas e diretor-presidente da Associação Brasileira de P&D em Petróleo e Gás (ABPG).

Downloads

Publicado

2022-07-27

Como Citar

PEREIRA, Jonas Marques; SANTOS, João Paulo Lima. GESTÃO DA INOVAÇÃO EM UNIVERSIDADES E INSTITUTOS FEDERAIS DO NORDESTE: REFLEXOS DA ADESÃO AO PROGRAMA DE MESTRADO EM PROPRIEDADE INTELECTUAL PROFNIT. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 11, n. 3, p. 25–38, 2022. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v11i3.p25-38.2022. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4337. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos