É UMA PANDEMIA! E AGORA? A ATUAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SPRINGFIELD PERANTE A COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i1.p150-160.2023

Palavras-chave:

COVID-19, tomada de decisão, gestor público

Resumo

Este caso para ensino descreve a forma como uma situação inesperada
afeta o processo decisório dentro das organizações públicas, o que,
na situação deste caso, ocorreu em razão da pandemia da COVID-19,
trazendo um cenário composto de fatores que influenciam a tomada
de decisões e a avaliação dos gestores diante de interesses conflitantes
em torno de uma crise sanitária. No caso em questão, o contexto da
pandemia colocou o gestor público diante de decisões complexas:
de um lado, estavam os interesses econômicos defendidos pelo
Governo Federal e pela classe de empresários; de outro, estavam os
grupos (cientistas, sociedade, movimentos sociais) que defendiam
o isolamento social e as restrições como medidas efetivas contra a
disseminação da COVID-19. O objetivo educacional é fomentar
uma discussão e desenvolver a capacidade analítica dos estudantes
sobre as decisões na gestão pública, focalizando a abordagem da
racionalidade limitada e a dimensão moral no processo decisório.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucila Batista Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Psicóloga da Universidade Federal de Rondônia - UNIR e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional - PPGGO da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Juliana Pereira de Assis, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Procuradora Municipal do município de Uberlândia-MG e mestranda do Programa de Pós-Graduação em Gestão Organizacional - PPGGO da Universidade Federal de Uberlândia - UFU.

Cíntia Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutora em Administração pela Fundação Getulio Vargas - EAESP - linha de pesquisa Estudos Organizacionais, Bolsista Produtividade CNPq Nível II. Visiting Fellow na Faculty of Business and Law da Open University, Milton Keynes, UK.Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2008). Mestrado em Administração pelo Centro Universitário de Franca (2002). Pós-doutorado em Administração na FGV/EAESP, pesquisando métodos visuais em Estudos Organizacionais. Professora Associada dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia e Líder do Grupo de Estudos em Culturas, Organizações e Sociedade. Editora Associada Científica da Revista de Administração de Empresas (RAE), Membro do Comitê Científico da divisão de EOR (2018-2020), Membro do Conselho Editorial da RIGS, e integrou o Coletivo Editorial da RBEO no período de 2015 a 2017. Interesses de pesquisa em Estudos Organizacionais, priorizando os temas gênero, cultura e poder, discursos organizacionais, crimes corporativos e o lado sombrio das organizações, com aporte teórico das tradições pós, em pesquisas de natureza qualitativa, com foco em pesquisas online, na sociologia e antropologia visual.

Rodrigo Miranda, Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Doutor em Administração pela Fundação Getulio Vargas, Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Uberlândia (2001), graduado em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2003). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) na Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN). Áreas de interesse: Organizações, Estratégia, Terceiro Setor, Cultura Organizacional, Sociologia, Ciência Política e Antropologia Cultural.

Downloads

Publicado

2023-03-07

Como Citar

OLIVEIRA, Lucila Batista; ASSIS, Juliana Pereira de; OLIVEIRA, Cíntia Rodrigues de; MIRANDA, Rodrigo. É UMA PANDEMIA! E AGORA? A ATUAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO DE SPRINGFIELD PERANTE A COVID-19. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 12, n. 1, p. 150–160, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v12i1.p150-160.2023. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4386. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Casos de Ensino