MATURIDADE EM GERENCIAMENTO DE PROJETOS: ESTUDO DE CASO EM UNIVERSIDADE FEDERAL BRASILEIRA COM APLICAÇÃO DO MODELO PRADO-MMGP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i2.p21-37.2023

Palavras-chave:

gestão de projetos, maturidade, MMGP, instituição de ensino superior.

Resumo

O Gerenciamento de Projetos (GP) é um elemento indispensável para o sucesso das organizações na atualidade. O objetivo deste estudo é avaliar o nível de maturidade em GP em um instituto de pesquisa e inovação de uma universidade federal brasileira, utilizando o Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (Prado-MMGP). O modelo propõe 40 questões que permitem verificar o desempenho de um setor em diferentes níveis e dimensões de maturidade. A pesquisa dá-se por meio de um estudo de caso de natureza quantitativa, com aplicação de questionário aos cinco gestores do instituto, dos quais dois foram respondentes. As pontuações de Avaliação Final da Maturidade (AFM) obtidas pelos dois segmentos do instituto analisado revelam maturidade regular e boa, estando acima da média verificada entre organizações públicas brasileiras em geral e organizações ligadas à educação. Os resultados quanto à aderência aos níveis e às dimensões de maturidade também foram considerados satisfatórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kathiane Galdino Maia Gomes, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda em Administração Pública (PROFIAP-UFRPE). Formada em Administração pela Universidade de Pernambuco.

Carolina Guimarães Raposo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Mestranda em Administração pública (PROFIAP/UFRPE). MBA em Finanças. Formada em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco.

Alessandra Carla Ceolin, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora vinculada ao Departamento de Administração, ao Mestrado Profissional em Administração Pública e ao Programa de Pós-Graduação em Controladoria da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Romilson Marques Cabral, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor vinculado ao Departamento de Administração e ao Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Felipe Luiz Lima de Paulo, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor vinculado ao Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Downloads

Publicado

2023-04-25

Edição

Seção

Artigos