EMPREENDEDORISMO ACADÊMICO À BRASILEIRA: REVISÃO SISTEMÁTICA E INSIGHTS DE PESQUISA NO PERÍODO DE 2017 A 2021

Autores

  • Romário Martins de Sousa Instituto Federal do Piauí - IFPI/ Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Márcio Nannini da Silva Florêncio Instituto Federal do Piauí - IFPI https://orcid.org/0000-0001-5557-4181

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i1.p103-120.2023

Palavras-chave:

empreendedorismo, universidade empreendedora, revisão da literatura

Resumo

Este estudo objetiva conduzir uma revisão sistemática da literatura em torno da produção científica brasileira sobre empreendedorismo acadêmico no período de 2017 a 2021.   A coleta dos dados foi realizada nas bases de dados Spell e Scielo, sendo utilizada uma abordagem bibliométrica e qualitativa nas análises dos dados. Por meio dos procedimentos metodológicos adotados, recuperou-se um total de 31 artigos incluídos nessa revisão. Os resultados indicaram um crescente número de estudos que incluem uma abordagem comportamental para investigar o empreendedorismo acadêmico no Brasil, com base em uma análise quantitativa sobre o perfil, a tendência e a intenção empreendedora de estudantes universitários. Além disso, outras temáticas, como a interação universidade-empresa, entraves e desafios para o empreendedorismo acadêmico, foram discutidas por meio da literatura anterior. Por fim, definiu-se uma agenda de pesquisas futuras em torno da temática investigada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Romário Martins de Sousa, Instituto Federal do Piauí - IFPI/ Universidade Federal do Piauí - UFPI

Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Piauí - IFPI

Mestrando em Gestão Pública pelo programa de pós-graduação em Gestão Pública da Universidade Federal do Piauí - UFPI

Márcio Nannini da Silva Florêncio, Instituto Federal do Piauí - IFPI

Professor do Instituto Federal do Piauí (IFPI) - Campus Uruçuí

Doutor em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos