METODOLOGIAS DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Ricardo Klein, Lilian Wrzesinski Simon, Alexandre Moraes Ramos, Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Rogério Silva Nunes

Resumo


O objetivo deste artigo é analisar a evolução das metodologias de divulgação dos resultados da autoavaliação institucional na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pesquisa foi baseada nas fontes de informações secundárias e na coleta de dados primários, obtidos em entrevista com a coordenação da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os resultados demonstraram que o trabalho da CPA passou por momentos de planejamento e engajamento dos membros, bem como por períodos desafiadores, com pouca participação e dificuldades para avançar na proposição de melhorias e de inovações. O caminho trilhado para superar as dificuldades foi seguir o planejamento proposto, aperfeiçoar os processos e fomentar o envolvimento da comunidade universitária, em prol da construção de uma cultura de avaliação participativa. A adoção de diversas estratégias de divulgação dos resultados ao longo do tempo promoveu melhorias nos processos avaliativos, possibilitando o lançamento de uma estratégia pioneira, democrática e abrangente na universidade.


Palavras-chave


comissão própria de avaliação; avaliação participative; processo de avaliação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i2.p85-101.2023

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