METODOLOGIAS DE DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL

Autores

  • Ricardo Klein Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal da Fronteira Sul.
  • Lilian Wrzesinski Simon Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal da Fronteira Sul. http://orcid.org/0000-0003-0307-4948
  • Alexandre Moraes Ramos Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Andressa Sasaki Vasques Pacheco Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Rogério Silva Nunes Universidade Federal de Santa Catarina.

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v12i2.p85-101.2023

Palavras-chave:

comissão própria de avaliação, avaliação participative, processo de avaliação.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a evolução das metodologias de divulgação dos resultados da autoavaliação institucional na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pesquisa foi baseada nas fontes de informações secundárias e na coleta de dados primários, obtidos em entrevista com a coordenação da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Os resultados demonstraram que o trabalho da CPA passou por momentos de planejamento e engajamento dos membros, bem como por períodos desafiadores, com pouca participação e dificuldades para avançar na proposição de melhorias e de inovações. O caminho trilhado para superar as dificuldades foi seguir o planejamento proposto, aperfeiçoar os processos e fomentar o envolvimento da comunidade universitária, em prol da construção de uma cultura de avaliação participativa. A adoção de diversas estratégias de divulgação dos resultados ao longo do tempo promoveu melhorias nos processos avaliativos, possibilitando o lançamento de uma estratégia pioneira, democrática e abrangente na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Klein, Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal da Fronteira Sul.

Mestrando em Administração Universitária na Universidade Federal de Santa Catarina; Analista de Tecnologia da Informação na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Lilian Wrzesinski Simon, Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal da Fronteira Sul.

Doutoranda em Administração e Mestre em Administração Universitária na Universidade Federal de santa Catarina; Especialista em Gestão Pública na EPT e Especialista em Docência para a EPT pelo Instituto Federal de Santa Catarina; Administradora na Universidade Federal da Fronteira Sul.

Alexandre Moraes Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutor em Engenharia de Produção e Mestre em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina; Especialização em Redes de Computadores pela Universidade Católica de Brasília e em Gestão Estratégica da Inovação Tecnológica pela UNICAMP. Professor do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Universidade Federal de Santa Catarina.

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Mestre e Bacharel em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Ciências da Administração da Universidade Federal de Santa Catarina.

Rogério Silva Nunes, Universidade Federal de Santa Catarina.

 Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo e Mestre em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

2023-05-03

Edição

Seção

Artigos