PRESSUPOSTOS DA PRONTIDÃO EM CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES

FRAMEWORK PARA REDES COLABORATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i1.p124-142.2024

Palavras-chave:

Prontidão para a colaboração. Organizações Colaborativas em Rede (CNOs). Prontidão de conhecimento.

Resumo

Este estudo fornece uma possibilidade de se compreender o conhecimento organizacional em seus dois aspectos mais gerais: como recurso e elemento humano. O conhecimento, enquanto recurso, pode ter vários significados, mas pode resumir-se em dois sentidos, (known) e (knowing), ou seja, o que é conhecido e aquilo que se está conhecendo (Machlup, 1962). O conhecimento pode ser um elemento humano que, portanto, pode ser avaliado quanto à sua competência, qualidade, ao seu tempo, volume, custo, à sua flexibilidade e ambiente (Romero; Galeano; Molina, 2008). O desenvolvimento deste artigo fez-se por meio de uma pesquisa de revisão bibliográfica, consultando as bases científicas Scopus e Web of Science, identificando elementos-chave, o estabelecimento de relações teóricas (Pizzani et al., 2012). Como resultado, obtiveram-se os principais pressupostos norteadores avaliativos para que uma organização integre uma rede colaborativa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ruan Carlos dos Santos

Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002-2005). Licenciatura Plena em Filosofia e Ciências Sociais pela Faculdade Inetgrada Cruzeiro- FIC (2018). Bacharel em Teologia pela FAJE/ITESC (2006-2009). Especialização e MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela FAPAG (2012). Especialização em Metodologia de ensino de Filosofia e Sociologia pela FACEL (2017-2018). MBA em Governança Corporativa pela UnIBF (2018-2019). Especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela UnIBF (2019-2020). Especialização em Administração, Supervisão e Coordenação Escolar pela UnIBF (2019-2020). Bacharel em Administração pela UniFCV (2021). Bacharel em Ciências Contábeis pela UniCV (2022). Licenciatura em Pedagogia pela UNICV (2024). Mestrado em Administração pela UNIVALI (2015-2017). Associado na ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) e na ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). Professor e Tutor na UniAvan no Curso de Tecnologia em Gestão Financeira, Bacharel em Administração. Consultor/docente credenciado na École National D'Administration (ENA- Brasil). Doutorando em Administração pela UDESC-ESAG (2022).

       

Daniel de Souza Silva Junior

Bacharel em Administração pela Faculdade Avantis. Especialização em Gestão Pública Municipal pelo IFSC. Mestrando em Administração pela ESAG-UDESC

     

Antônia Márcia Rodrigues Sousa

Profª. Adjunta da Universidade Federal do Ceará - UFC - Campus Sobral, Cursos de Ciências Econômicas e Finanças. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Ceará-UFC; Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho. Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, (PPGEF/UFMS/CPAN). MEMBRO DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESTUDOS EM EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS - 2020-2022 Disciplinas: Teoria Geral da Administração, Logística, Gestão de Operações e Logística, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa de Mercado e Projetos. Pesquisadora das áreas de: Intenção, comportamento e atitude empreendedora; Sustentabilidade, Governança. Inovação, Desenvolvimento local,Empreendimentos solidários, Gestão Ambiental e Logística Reversa. Avaliadora do ENANPAD, EGEPE, SEMEAD, ENGEMA e parecerista das revistas RECDAM, REGEPE. Líder do Tema 14 - EGEPE - Tópicos emergentes.

   

Alessandra Yula Tutida

Americana. Fluente em inglês e espanhol. Doutoranda em Administração (UNIVALI). Mestrado na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - 2020). Mestrado em Business - M.A Leadership and Management - Webster University (2011) U.S.A. Bacharelado em Línguas Modernas, Licenciatura em Português/Inglês. (UEL Universidade Estadual de Londrina/ PR 2004). Professora Universitária - UNIASSELVI ? FAMESUL/SC e membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração de Empresas) para os cursos de Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica nas disciplinas de Gestão de Projetos, Negócios Internacionais, Comunicação Empresarial, Fundamentos de Marketing, Projeto de Fábrica, Gestão Estratégica de Marketing e Gestão, Normalização e Certificação para a Qualidade e Estágio Supervisionado I para Engenharia Mecânica. Experiência nos Estados Unidos em Negócios Internacionais, Importação/Exportação e logística. Auditoria na área de TI, projetos e gestão de pessoas. Resolução de conflitos entre clientes e empresa. Liderança de Programas de Parceria Symantec na América Latina, América do Norte e Europa. Tradutora/Intérprete associada a ABRATES (Associação Brasileira de Tradutores Intérpretes).

 

Downloads

Publicado

2023-12-14

Edição

Seção

Artigos