ASSUMPTIONS OF KNOWLEDGE READINESS IN ORGANIZATIONS

FRAMEWORK FOR COLLABORATIVE NETWORKS

Authors

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i1.p124-142.2024

Keywords:

collaboration readiness, collaborative networked organizations (CNOs), knowledge readiness

Abstract

The study provides a possibility to understand organizational knowledge in its two most general aspects: as a resource and human element. Knowledge as a resource can have several meanings but can be summarized in two senses, (known) and (knowing), that is, what is known and what is being known (Machlup, 1962). Knowledge can be a human element and, therefore, can be evaluated regarding its competence, quality, time, volume, cost, flexibility, and environment (Romero; Galeano; Molina, 2008). The development of this article was carried out through bibliographic review research consulting the scientific databases Scopus and Web of Science, identifying key elements and establishing theoretical relationships (Pizzani et al., 2012). As a result, the main evaluation guiding assumptions were obtained for an organization to integrate into a collaborative network.

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Author Biographies

Ruan Carlos dos Santos

Bacharel em Filosofia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2002-2005). Licenciatura Plena em Filosofia e Ciências Sociais pela Faculdade Inetgrada Cruzeiro- FIC (2018). Bacharel em Teologia pela FAJE/ITESC (2006-2009). Especialização e MBA em Gestão Estratégica Empresarial pela FAPAG (2012). Especialização em Metodologia de ensino de Filosofia e Sociologia pela FACEL (2017-2018). MBA em Governança Corporativa pela UnIBF (2018-2019). Especialização em Auditoria e Perícia Contábil pela UnIBF (2019-2020). Especialização em Administração, Supervisão e Coordenação Escolar pela UnIBF (2019-2020). Bacharel em Administração pela UniFCV (2021). Bacharel em Ciências Contábeis pela UniCV (2022). Licenciatura em Pedagogia pela UNICV (2024). Mestrado em Administração pela UNIVALI (2015-2017). Associado na ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas) e na ABEC (Associação Brasileira de Editores Científicos). Professor e Tutor na UniAvan no Curso de Tecnologia em Gestão Financeira, Bacharel em Administração. Consultor/docente credenciado na École National D'Administration (ENA- Brasil). Doutorando em Administração pela UDESC-ESAG (2022).

       

Daniel de Souza Silva Junior

Bacharel em Administração pela Faculdade Avantis. Especialização em Gestão Pública Municipal pelo IFSC. Mestrando em Administração pela ESAG-UDESC

     

Antônia Márcia Rodrigues Sousa

Profª. Adjunta da Universidade Federal do Ceará - UFC - Campus Sobral, Cursos de Ciências Econômicas e Finanças. Doutorado em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR; Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Ceará-UFC; Especialização em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Especialização em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho. Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA; Graduação em Letras pela Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA. Professora convidada do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal, (PPGEF/UFMS/CPAN). MEMBRO DA DIRETORIA DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE ESTUDOS EM EMPREENDEDORISMO E GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS - 2020-2022 Disciplinas: Teoria Geral da Administração, Logística, Gestão de Operações e Logística, Planejamento Estratégico, Empreendedorismo, Recursos Humanos, Metodologia da Pesquisa, Pesquisa de Mercado e Projetos. Pesquisadora das áreas de: Intenção, comportamento e atitude empreendedora; Sustentabilidade, Governança. Inovação, Desenvolvimento local,Empreendimentos solidários, Gestão Ambiental e Logística Reversa. Avaliadora do ENANPAD, EGEPE, SEMEAD, ENGEMA e parecerista das revistas RECDAM, REGEPE. Líder do Tema 14 - EGEPE - Tópicos emergentes.

   

Alessandra Yula Tutida

Americana. Fluente em inglês e espanhol. Doutoranda em Administração (UNIVALI). Mestrado na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI - 2020). Mestrado em Business - M.A Leadership and Management - Webster University (2011) U.S.A. Bacharelado em Línguas Modernas, Licenciatura em Português/Inglês. (UEL Universidade Estadual de Londrina/ PR 2004). Professora Universitária - UNIASSELVI ? FAMESUL/SC e membro do NDE (Núcleo Docente Estruturante do Curso de Administração de Empresas) para os cursos de Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica nas disciplinas de Gestão de Projetos, Negócios Internacionais, Comunicação Empresarial, Fundamentos de Marketing, Projeto de Fábrica, Gestão Estratégica de Marketing e Gestão, Normalização e Certificação para a Qualidade e Estágio Supervisionado I para Engenharia Mecânica. Experiência nos Estados Unidos em Negócios Internacionais, Importação/Exportação e logística. Auditoria na área de TI, projetos e gestão de pessoas. Resolução de conflitos entre clientes e empresa. Liderança de Programas de Parceria Symantec na América Latina, América do Norte e Europa. Tradutora/Intérprete associada a ABRATES (Associação Brasileira de Tradutores Intérpretes).

 

Published

2023-12-14

How to Cite

SANTOS, Ruan Carlos dos; SILVA JUNIOR, Daniel de Souza; SOUSA, Antônia Márcia Rodrigues; TUTIDA, Alessandra Yula. ASSUMPTIONS OF KNOWLEDGE READINESS IN ORGANIZATIONS: FRAMEWORK FOR COLLABORATIVE NETWORKS. Journal Of Management Analysis, Fortaleza, v. 13, n. 1, p. 124–142, 2023. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i1.p124-142.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4729. Acesso em: 22 jul. 2024.

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