CASOS PARA ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i2.p7-23.2024

Palavras-chave:

revisão sistemática, casos para ensino, ensino em administração

Resumo

O objetivo deste artigo consiste em realizar uma revisão sistemática sobre os casos para ensino na área de Administração, identificando tendências, lacunas e novas possibilidades de elaboração para uso em sala de aula. A partir de um levantamento de casos publicados em periódicos indexados à Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), foram analisados 256 casos. Os resultados apresentados contemplam a quantidade de publicações por ano nas duas últimas décadas (2001-2020), observando-se tendência de crescimento a partir de 2010; periódicos que se destacam; autores/instituições mais proeminentes; análise das palavras-chave; áreas da Administração contempladas; disciplinas sugeridas; e temas mais recorrentes. A partir dos resultados, indica-se a necessidade de priorizar temáticas diferentes das identificadas nesta revisão, contribuindo para a expansão dos casos enquanto recurso pedagógico para o ensino em Administração. Novos casos podem proporcionar uma aprendizagem mais ativa dos estudantes, desenvolvendo competências por meio situações reais ou fictícias para análises e debates.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silas Dias Mendes Costa

Doutorando em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG), Mestre em Administração (UFMG), Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Thaís Pinto da Rocha Torres

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Estudo Organizacionais, Trabalho e Pessoas. Mestra em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais na linha de pesquisa Gestão de Pessoas e Comportamento Organizacional. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Ouro Preto

Downloads

Publicado

2024-03-06

Como Citar

COSTA, Silas Dias Mendes; TORRES, Thaís Pinto da Rocha. CASOS PARA ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA EM PERIÓDICOS BRASILEIROS. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 7–23, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i2.p7-23.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4731. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos