PROTAGONISMO DE GESTORES DE EMPRESAS FITNESS DE OURO PRETO E MARIANA

COMO ELES LIDAM COM A GESTÃO?

Autores

  • Bruna Soares Baldi
  • Bruno Ocelli Ungheri
  • Géssyca Tolomeu de Oliveira
  • Renato Melo Ferreira
  • Everton Rocha Soares

DOI:

https://doi.org/10.12662/2359-618xregea.v13i2.p68-81.2024

Palavras-chave:

empreendedorismo, administração de empresas, fitness, formação profissional

Resumo

Com o contínuo crescimento do mercado fitness e a ampliação das áreas de atuação nesse campo, o desempenho administrativo de um gestor depende de competências que vão além dos saberes técnicos, envolvendo habilidades conceituais e humanas que auxiliam na definição de objetivos e os tornam capaz de alcançá-los. Sob essa premissa, o objetivo foi analisar o perfil dos gestores de empreendimentos fitness de Ouro Preto e Mariana-MG, a fim de entender como eles lidam com a gestão de suas empresas. Para isso, realizou-se uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e amostragem por conveniência. De modo geral, constatou-se que os gestores reconhecem algumas limitações em sua atuação, advindas, majoritariamente, pela falta de capacitação/ formação continuada. Por fim, sugestiona-se a inclusão de conteúdos sobre gestão no currículo dos cursos de bacharelado em Educação Física, bem como a promoção de cursos de formação continuada e de discussões sobre temas da gestão administrativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Soares Baldi

Bacharela em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto. Ouro Preto – MG - BR.

Bruno Ocelli Ungheri

Professor Doutor da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Coordenador do LAGEP (Laboratório de Lazer, Gestão e Política) da UFOP. Ouro Preto – MG – BR.

Géssyca Tolomeu de Oliveira

Bacharela e Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP. Membra do LAQUA (Laboratório de Atividades Aquáticas) da UFOP. Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF. Doutoranda em Educação Física pela UFJF. Juiz de Fora – MG – BR.

Renato Melo Ferreira

Professor Doutor da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Membro do LAGEP (Laboratório de Lazer, Gestão e Política) da UFOP. Coordenador do GEPAM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Musculação) da UFOP. Ouro Preto – MG – BR.

Everton Rocha Soares

Professor Doutor da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Membro do LAGEP (Laboratório de Lazer, Gestão e Política) da UFOP. Coordenador do GEPAM (Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Musculação) da UFOP. Ouro Preto – MG – BR.

Downloads

Publicado

2024-03-14

Como Citar

BALDI, Bruna Soares; UNGHERI, Bruno Ocelli; DE OLIVEIRA, Géssyca Tolomeu; FERREIRA, Renato Melo; SOARES, Everton Rocha. PROTAGONISMO DE GESTORES DE EMPRESAS FITNESS DE OURO PRETO E MARIANA: COMO ELES LIDAM COM A GESTÃO?. Revista Gestão em Análise, Fortaleza, v. 13, n. 2, p. 68–81, 2024. DOI: 10.12662/2359-618xregea.v13i2.p68-81.2024. Disponível em: https://periodicos.unichristus.edu.br/gestao/article/view/4745. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos